quarta-feira, 21 de maio de 2014

Bandeiras e "t-shirts" de PM deposto na festa de José Mário Vaz

As bandeiras e "t-shirts" do candidato do PAIGC à presidência da Guiné-Bissau em 2012, que com o golpe de Estado da altura ficaram fechadas, foram hoje libertadas.


A vitória de José Mário Vaz nas eleições presidenciais de domingo está a ser festejada pelas ruas de Bissau com "t-shirts" e bandeiras com a foto de Carlos Gomes Júnior e até há quem diga que um e outro são o mesmo.

"Jomav e Cadogo é igual", disse à Lusa Gil Tavares, de 28 anos, usando os nomes abreviados pelos quais são conhecidos os dois homens do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC).

"Cadogo tem que voltar porque é um homem trabalhador e o povo gosta dele. Se Jomav ganha, Cadogo também ganha", refere Gil, ao falar do primeiro-ministro deposto no golpe de 2012, quando já concorria à presidência e que desde então reside fora do país.

Num dos antigos escritório de Carlos Gomes Júnior, junto a Bissau velho, alguém começou a distribuir as bandeiras e "t-shirts" a meio da tarde.

Rapidamente uma pequena multidão passou a concentrar-se ali, seguindo depois em cortejo festivo, avenida acima, até à Praça dos Combatentes de Liberdade da Pátria -- em frente ao Palácio Presidencial e à sede do PAIGC, zona repleta de banquinhos e de comes e bebes, prontos para o convívio.

São sobretudo jovens que ocupam as ruas de Bissau em festa, gritando vivas, a cantar, dançar e a entoar "Jomav", o outro nome do Presidente eleito, por entre o barulho de buzinas.

Em alguns bairros, os tachos e panelas são usados para marcar o ritmo.

Gibi Seidi, 32 anos, segue pelas ruas num dos grupos que festeja a vitória e diz esperar que o novo Presidente crie postos de trabalho.

"Nós precisamos de trabalhar. É isso que espero de Jomav", referiu.

Dutche Pereira, 22 anos, também quer emprego e acrescentou outros pedidos: "escola aberta e desenvolvimento".

"Tenho confiança no Jomav", acrescentou Gil Tavares, que criticou a decisão do candidato Nuno Nabian de impugnar os resultados eleitorais.

"Não pode ser assim. Toda a gente sabe que o Jomav ganhou com 61 por cento dos votos", referiu, convicto da informação.

Augusto Mendes, presidente da Comissão Nacional de Eleições (CNE), anunciou hoje que José Mário Vaz obteve 61,9 por cento dos votos na segunda volta das eleições presidenciais, realizada no domingo, enquanto Nuno Nabian recolheu 38,1 por cento.

O candidato derrotado anunciou hoje através da sua direção de campanha que vai recorrer às "instâncias competentes" para impugnar os resultados.
http://www.rtp.pt/noticias/index.php?article=739019&tm=7&layout=121&visual=49

Sem comentários:

Enviar um comentário