domingo, 9 de novembro de 2025

O seu hábito de tomar café pode estar ligado a um envelhecimento mais saudável

Café (freepik) Por Cnnportugal.iol.pt 

De acordo com a investigação, os efeitos foram encontrados sobretudo no café com cafeína

Quer chegar a uma idade mais avançada com uma mente afiada e um corpo saudável? Parte da resposta pode estar na sua chávena de café, de acordo com uma nova investigação. 

"As mulheres que bebiam uma a três chávenas de café com cafeína por dia na casa dos 50 anos tinham mais probabilidades de chegar à idade adulta sem doenças crónicas graves e com boa saúde cognitiva, física e mental", afirmou a autora principal do estudo, Sara Mahdavi, professora adjunta da faculdade de medicina e do departamento de ciências nutricionais da Universidade de Toronto. 

Os investigadores analisaram dados dietéticos de mais de 47 mil mulheres que faziam parte do Nurses' Health Study, de acordo com a investigação divulgada na reunião anual da American Society for Nutrition, em Orlando. O estudo foi apresentado sob a forma de resumo, mas um manuscrito mais aprofundado da investigação será submetido a revisão por especialistas nos próximos meses, informou Mahdavi.

As mulheres foram inquiridas na meia-idade e seguidas durante 30 anos para compreender as suas taxas de mortalidade e doença. 

"Neste estudo, descobrimos que o consumo moderado de café com cafeína durante a meia-idade estava associado a uma maior probabilidade de envelhecimento saudável 30 anos mais tarde", explicou Mahdavi. 

Não se trata de uma bebida com cafeína qualquer 

De acordo com a investigação, os efeitos foram encontrados sobretudo no café com cafeína. A mesma ligação não foi encontrada para o chá ou o café descafeinado - e beber mais cola ou outros refrigerantes com cafeína foi associado a uma menor probabilidade de envelhecimento saudável. 

"Isto implicaria que o café, em particular, tem efeitos de preservação ou promoção da saúde", explicou David Kao, da Cátedra Jacqueline Marie Schauble Leaffer em Doenças Cardíacas Femininas e professor associado de medicina na Escola de Medicina Anschutz da Universidade do Colorado por email. "Tal como noutros estudos, também parecem ter descoberto que o café tem um benefício particular em relação a outras bebidas com cafeína." 

O estudo mostrou que beber uma a três chávenas de café por dia estava associado a uma menor incidência de doenças e a uma melhor cognição na idade avançada. Jacob Wackerhausen/iStockphoto/Getty Images 

Dito isto, a investigação é de alta qualidade, acrescentou Kao, que não esteve envolvido na investigação. 

O estudo é também observacional, o que significa que é limitado na sua capacidade de examinar a causa e o efeito diretos. A nova investigação apenas pode mostrar que um comportamento e um resultado têm maior probabilidade de ocorrer em conjunto. 

Os investigadores tiveram isso em conta e ajustaram para outros fatores que poderiam relacionar o consumo de café e o envelhecimento saudável, como o estilo de vida, as diferenças demográficas e outras diferenças alimentares, mas ainda é possível que haja outra variável em jogo, explicou Mahdavi. 

Mas a ligação entre o café e o envelhecimento saudável não é surpreendente - é consistente com pesquisas anteriores, adiantou Kao. 

O consumo moderado de café já foi associado a um menor risco de doenças crónicas como a diabetes de tipo 2 e as doenças cardiovasculares, acrescentou. 

É altura de começar a beber café? 

Quer isto dizer que se deve começar a tomar café se ainda não o tiver? Não necessariamente. 

"O café pode apoiar a longevidade, mas não é uma receita universal - especialmente para as mulheres. As alterações hormonais influenciam a forma como a cafeína é metabolizada, pelo que os benefícios dependem do momento, da biologia e da saúde individual", afirmou Mahdavi num e-mail. 

O estrogénio inibe uma enzima hepática que é crucial para a decomposição da cafeína, o que significa que a cafeína pode durar mais tempo no organismo de algumas pessoas, especialmente as que passam por transições hormonais, como a menopausa ou a gravidez, ou as que usam contraceptivos orais, afirmou Mahdavi. 

A meia-idade, o período de tempo examinado neste estudo, é uma fase da vida marcada por mudanças hormonais e metabólicas para as mulheres, acrescentou. 

"O consumo moderado de café com cafeína - tipicamente uma a três chávenas por dia - pode fazer parte de uma dieta saudável para muitos adultos", afirmou Mahdavi. "No entanto, isto não deve ser tomado como uma recomendação geral para que todos comecem ou aumentem a ingestão de café com o objetivo de longevidade." 

Por um lado, os dados não permitem saber se o aumento do consumo de café ajudaria a preservar a saúde, referiu Kao. 

"Por outras palavras, embora as mulheres que bebem 3 chávenas de café/dia possam ter um melhor funcionamento a longo prazo do que as que não bebem café, não sabemos se as que não bebem café começam a beber 3 chávenas por dia, se teriam um melhor funcionamento do que se continuassem a não beber café", acrescentou via e-mail. 

Quem precisa de controlar o consumo de café? 

Os resultados sugerem que as pessoas não precisam necessariamente de diminuir o seu consumo de café em nome de um envelhecimento saudável, explicou Kao. 

"O café é uma parte importante e positiva da vida quotidiana em muitas culturas em todo o mundo. Para muitos ... o conhecimento de que um café diário ou 3 provavelmente não é prejudicial é uma notícia bem-vinda".

Dito isto, algumas pessoas precisam de ter cuidado com o consumo de café, incluindo as que sofrem de tensão arterial elevada, doenças cardíacas, ansiedade e distúrbios do sono, afirmou o Lu Qi, HCA Regents Distinguished Chair e professor na Tulane University Celia Scott Weatherhead School of Public Health and Tropical Medicine em Nova Orleães. 

Qi não participou na investigação, mas esteve envolvido num outro estudo recente que mostrava que tomar café de manhã tinha um melhor impacto na redução das taxas de mortalidade do que bebê-lo ao longo do dia. 

Embora o café possa ser um aspeto agradável da boa saúde, não substitui outros comportamentos saudáveis, como comer alimentos nutritivos, fazer exercício e dormir bem, acrescentou Mahdavi. 

Sem comentários:

Enviar um comentário