Por SIC Notícias
O Hamas quer manter o controlo em Gaza no período de transição. Em entrevista à agência Reuters, o grupo não se compromete com o desarmamento.
“Esta é uma fase de transição. A nível civil, haverá uma administração tecnocrática. Mas o Hamas estará presente no terreno”, assegurou Mohammed Nazzal, membro do gabinete político do Hamas, na entrevista à Reuters,
Questionado se o Hamas vai entregar as armas, o membro político do Hamas responde que não pode dizer “sim” ou “não”.
“Sinceramente, depende da natureza do projeto”, declarou.
Mohammed Nazzal defendeu também que, “após a fase de transição”, “será necessário” realizar eleições na Faixa de Gaza.
Está em vigor na Faixa de Gaza, desde há uma semana, um cessar-fogo, acordado entre Israel e o movimento islamista palestiniano Hamas, promovido pelo presidente dos Estados Unidos da América, Donald Trump, e negociado com a mediação do Egito, do Qatar, da Turquia e da Arábia Saudita.
O acordo implica, numa fase inicial, a retirada das forças israelitas do território de Gaza, a entrada de ajuda humanitária na região e a troca dos reféns israelitas por prisioneiros palestinianos. No futuro, o plano deveria passar pelo desarmamento do Hamas e pela entrega da governação da região a uma administração pós-guerra da qual o grupo estaria excluído.

Sem comentários:
Enviar um comentário