Por LUSA
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, concordou que os países da NATO deveriam abater aeronaves russas que violem o espaço aéreo.
Num encontro com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, Trump foi questionado sobre o assunto, respondendo assertivamente, tal como pode verificar nas imagens abaixo: "Sim, acho que devem".
Depois, foi confrontando sobre se os EUA se juntaria ao esforço para abater aeronaves russas que eventualmente violassem espaço aéreo. "Depende das circunstâncias. Somos muito fortes em relação à NATO", afirmou.
Note-se que, nas últimas semanas, vários incidentes em céus de países da NATO têm vindo a aconteceu, nomeadamente, a Polónia, que depois de ter visto o seu espaço aéreo invadido já disse que estava pronta para abater aeronaves russas, ainda que com o apoio da Aliança.
Também esta terça-feira, o primeiro-ministro polaco, Donald Tusk, disse que estava pronto para abrir as fronteiras com a Bielorrússia, depois de esta ter sido fechada devido a um exercício militar que Minsk estava a fazer com Moscovo.
"O fim destas manobras reduz, não diria elimina, mas reduz os vários riscos associados à atitude agressiva dos nossos vizinhos de leste", considerou Tusk em declarações à imprensa.
Contudo, Tusk frisou que "se as tensões ou o comportamento agressivo de certos vizinhos se intensificarem", não hesitará em "tomar a decisão de as fechar novamente".
Também o espaço aéreo da Estónia foi 'invadido', esta terça-feira, com o governo do país a denunciar a entrada de três caças russos no espaço aéreo do país, onde alegadamente permaneceram, sem permissão, 12 minutos.
Leia Também: Trump acusa Índia e China de financiarem máquina de guerra russa
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, acusou hoje a Índia e a China de serem os "principais financiadores da máquina de guerra russa" através da compra contínua de petróleo

.webp)
Sem comentários:
Enviar um comentário