Por LUSA
O presidente dos Estados Unidos discursou esta terça-feira na 80.ª Assembleia-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), onde deixou críticas à forma como a ONU lidou com as guerras no mundo.
Donald Trump realçou que pôs fim a sete guerras durante a curta duração que ainda tem o seu segundo mandato e que, em todas elas, a “ONU, tristemente, nem nunca tentou ajudar”. “Em nenhuma delas”, acrescentou.
“Eu ajudei a terminar todas estas guerras, falei com os chefes de Estado e de governo destes países, e nem nunca recebi uma chamada das Nações Unidas a oferecerem-se para ajudar a finalizar o acordo” entre os países em guerra, afirmou Trump.
Trump - que gastou parte substancial do início do seu discurso para elogiar a sua ação na presidência dos Estados Unidos - acusou a ONU de não o ter sequer ajudado a resolver vários conflitos militares no mundo.
O presidente norte-americano disse ainda que o reconhecimento unilateral do Estado da Palestina por vários países, concretizado no domingo e na segunda-feira, é uma recompensa às ações terroristas do movimento islamita palestiniano Hamas, incluindo os ataques de 7 de outubro de 2023, que desencadearam o conflito na Faixa de Gaza.
É o quinto discurso do presidente Donald Trump no debate de alto nível e o primeiro desde que regressou à liderança da Casa Branca, em janeiro passado.

Sem comentários:
Enviar um comentário