domingo, 17 de agosto de 2025

Atirador ucraniano quebra recorde mundial e mata dois soldados russos com uma bala a 4000 metros

Por gazetaexpress.com/pt

A unidade de atiradores de elite "Pryvyd" (Fantasma) da Ucrânia estabeleceu um recorde mundial para a maior distância confirmada de abate por atiradores de elite, matando tropas russas a uma distância de 4,000 metros.

De acordo com o Defense Express, o tiroteio foi realizado com um rifle "Alligator" calibre 14.5 mm de fabricação local.

O único tiro atingiu e matou dois soldados russos no setor de Pokrovsk, um feito possível graças ao alcance do fuzil de fabricação ucraniana e à habilidade de seus atiradores – com a ajuda de inteligência artificial (IA) e orientação de drones. "O ataque recorde foi realizado em 14 de agosto de 2025, usando inteligência artificial sob a orientação de um complexo de UAV com um fuzil Alligator de 14.5 mm", escreveu o jornalista militar Yuri Butusov, que publicou um vídeo do evento.

"A bala atravessou a janela atrás da qual os invasores estavam (à esquerda do cano)", acrescentou.

Os tiroteios ocorreram em meio a ataques russos intensificados no setor Pokrovsky, onde Moscou teria destacado cerca de 110,000 soldados, segundo algumas estimativas, e rompido as linhas defensivas ucranianas.

No entanto, os militares ucranianos disseram na sexta-feira que a situação está sob controle.

Vale ressaltar que o recorde mundial anterior também pertencia a um atirador de elite de 58 anos do Serviço de Segurança da Ucrânia (SBU), que mirou em um alvo a 3,800 metros (cerca de 4,156 jardas) usando o rifle "Lord of the Horizon", produzido localmente.

O "Alligator" é um rifle fabricado na Ucrânia pela XADO-Holding, sediada em Kharkiv. É alimentado por carregador, tem calibre 14.5 mm, cano de 1,200 mm e velocidade inicial de 980 a 1,000 metros por segundo (3,215 a 3,281 pés por segundo).

O rifle pesa 25 quilos, o que é considerado normal para seu calibre.

"Se o rifle pesasse menos, o recuo seria muito mais substancial, mesmo levando em conta o freio de boca e a mola recuperadora no estojo do cartucho", escreveu o Defense Express.

Em 2021, o fabricante declarou que o Alligator tinha um alcance efetivo de 2 quilômetros (1.2 milhas) e foi projetado como um rifle antimaterial e não para uso contra pessoas.

Esses rifles foram projetados para desativar equipamentos em vez de atingir pessoas, mas o Defense Express observou que as condições do campo de batalha geralmente exigem que eles desempenhem múltiplas funções.

“Mas a experiência da vida real mostrou não apenas requisitos completamente diferentes, mas também as capacidades reais das armas ucranianas, que excederam em muito as expectativas de seus criadores”, escreveu a mídia.

A mídia acrescentou que 4 quilômetros (cerca de 4,374 jardas) não é o limite para este rifle. Uma bala disparada dele pode percorrer até 7 quilômetros (cerca de 7,655 jardas). No entanto, a precisão é o principal fator limitante: a uma distância de 1.5 quilômetro, a deflexão já pode formar um círculo com um diâmetro de cerca de um metro. Portanto, a uma distância de 4 quilômetros, o atirador provavelmente terá que disparar uma série de tiros para acertar o alvo.

Anteriormente, o Kyiv Post relatou que um atirador de elite da Inteligência Militar Ucraniana (HUR), com o indicativo de chamada "Lecturer", fez história ao eliminar um soldado russo a uma distância de 2,069 metros (2,263 jardas) usando um rifle Lapua Magnum .338 — um dos tiros mais longos confirmados da história.

Em sua entrevista exclusiva ao Kyiv Post, ele revela a intensa preparação, as condições extremas do campo de batalha e a precisão mental necessárias para tal ato na implacável zona de guerra ucraniana. De desviar de drones inimigos a fazer cálculos em frações de segundo, ele compartilha o que é preciso para realizar o ataque. Ele faz uma revelação pessoal, dizendo que luta ao lado do filho.

Sem comentários:

Enviar um comentário