quarta-feira, 9 de julho de 2025

Rede para casamentos por conveniência: "Noivos só se encontraram para registar o contrato e nunca mais se viram"... A rede criminosa recrutava mulheres para casamentos como imigrantes, a troco de elevadas quantias de dinheiro, para obterem a nacionalidade portuguesa. Foram identificados 60 'casais', ou seja, 120 pessoas que casaram por conveniência para a obtenção de nacionalidade portuguesa.

Rita Rogado     sicnoticias.pt   09/07/2025

José Ribeiro, coordenador de investigação criminal da Polícia Judiciária (PJ), diz que foram identificadas 120 pessoas, ou seja, 60 'casais' por conveniência para a obtenção da nacionalidade portuguesa, no âmbito da operação Aliança Digital. Explica ainda que os noivos não se conheciam e só se encontraram para registar o contrato de casamento.

A rede criminosa recrutava mulheres para casamentos como imigrantes, a troco de elevadas quantias de dinheiro, para obterem a nacionalidade portuguesa.

Segundo o responsável, as noivas são portuguesas porque "era-lhes fundamental [para a rede] para a aquisição de nacionalidade". Pelo contrário, os noivos clientes da rede criminosa "são todos oriundos" de fora da União Europeia.

No total, foram identificadas até ao momento 120 pessoas, ou seja, 60 'casais'.

"As noivas e os noivos não se conheciam. Apenas se encontraram para registar o contrato de casamento e nunca mais se viram. Aliás, tem sido grande dificuldade fazer regressar os noivos para obter o divórcio", acrescenta o coordenador de investigação criminal da PJ.

Numa conferência de empresa sobre o balanço da operação, que começou em 2023, explica que inicialmente o objetivo da rede era a "constituição de empresas", contudo, "rapidamente perceberam que casamento por conveniência" era um processo "mais ágil e célere" para a obtenção da autorização de residência.

A operação Aliança Digital desenrolou-se em todo o país, mas teve mais incidência na Grande Lisboa. Contou com a colaboração de cerca 300 elementos da Polícia Judiciária. Foram cumpridos 57 mandados de busca e apreensão.

Sem comentários:

Enviar um comentário