quinta-feira, 10 de julho de 2025

Guiné-Bissau. Confirmou a presença do Crocodilo da África Ocidental (Crocodylus suchus) nas principais bacias hidrográficas e lagoas costeiras l, incluindo o Arquipélago dos Bijagós e do Crocodilo anão da África Ocidental (Osteolaemus cf. tetraspis) no Sul do continente e no Arquipélago dos Bijagós.

 IBAP - Instituto da Biodiversidade e das Áreas Protegidas

Temos o prazer de partilhar um artigo científico recente, intitulado “Diversidade, distribuição e conservação dos Crocodilos na Guiné-Bissau.”

Este trabalho foi financiado pelo projeto aTROPIBIO, Elephant Crisis Fund e pela FCT.

Este estudo aborda as lacunas de informação sobre a diversidade, distribuição e conservação do crocodilo na Guiné-Bissau, onde os dados existentes estão desatualizados.

O estudo encontrou evidências que sugerem que o Crocodilo do Nilo (Crocodylus niloticus), anteriormente considerado extinto na África Ocidental há cerca de 200 anos, pode ainda persistir na região de Cacheu, na Guiné-Bissau.

Confirmou a presença do Crocodilo da África Ocidental (Crocodylus suchus) nas principais bacias hidrográficas e lagoas costeiras l, incluindo o Arquipélago dos Bijagós e do Crocodilo anão da África Ocidental (Osteolaemus cf. tetraspis) no Sul do continente e no Arquipélago dos Bijagós.

A perda de habitats e as capturas foram identificadas como as principais ameaças. 

Link para consulta da publicação: https://doi.org/10.1038/s41598-025-08789-3 


Sem comentários:

Enviar um comentário