segunda-feira, 2 de junho de 2025

Ataque aéreo na Nigéria mata pelo menos 20 civis

Por  LUSA  02/06/2025

Pelo menos 20 civis, membros de um grupo local de autodefesa, foram mortos num ataque aéreo no noroeste da Nigéria, disseram hoje vários residentes à agência de notícias France-Presse (AFP).

Segundo as mesmas fontes, gangues criminosos atacaram as aldeias de Mani e Wabi, no distrito de Maru, no estado de Zamfara, na semana passada.

Os civis alertaram as forças de segurança, que enviaram um avião militar para os ajudar. Mas o avião confundiu os membros do grupo de vigilantes com os atacantes e bombardeou-os entre as aldeias de Maraya e Wabi, disseram.

"O ataque aéreo custou a vida a 20 pessoas" no sábado, disse um residente do distrito de Maru, onde teve lugar o ataque aéreo, Ishiye Kabiru.

Contactado pela AFP sobre o assunto, o exército não respondeu de imediato.

"Os membros dos nossos grupos de autodefesa da aldeia de Maraya e das aldeias vizinhas juntaram-se para caçar os bandidos. Infelizmente, um avião militar atacou-os, confundindo-os", acrescentou Kabiru.

Buhari Dangulbi, outro residente de Maru, confirmou estes relatos.

Outra testemunha, Alka Tanimu, disse também que os civis mortos estavam a tentar resgatar "residentes raptados e recuperar o gado roubado".

Os ataques aéreos já tinham causado a morte de civis que lutavam contra grupos criminosos ou extremistas islâmicos na Nigéria.

Em janeiro, pelo menos 16 pessoas foram mortas num ataque aéreo militar no estado de Zamfara, no noroeste da Nigéria, de acordo com residentes locais.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.