O presidente dos Comerciantes em Defesa da Comercialização dos Produtos Nacionais e Pescados, denunciou que comerciantes mauritanos estão a efetuar a permuta de 50 quilogramas de arroz por 89 quilogramas da castanha de caju, na sessão de Morés, região de Oio.
As denúncias foram feitas esta quinta-feira pelo Bubacar Buaró que afirmou que esta prática já é do conhecimento da direção geral do comércio. “Assiste onde um mauritano estava a cobrar 89 quilogramas de castanho de caju contra 50 quilogramas já entregue aos produtores desde passado mês de Fevereiro. O ministério do comércio já tem conhecimento dessa prática”, disse.
Buaró sublinhou que apesar das denuncias, os mauritanos em causa ainda não foram responsabilizados, acrescentando que nalgumas zonas que frequentou, conseguiu estancar a prática.
Por outro lado, manifestou-se satisfeito com a subida de preço para a comercialização da castanha que saiu de 410 para 500 francos cfa, “ e tudo indica que o preço pode subir ainda mais.
Aproveito desde já a solicitar a todos os intervenientes do setor de caju a efetuar a compra da castanha em 38 quilogramas de castanha para 50 quilogramas de arroz”.
Por fim, pediu ao governo no sentido de melhorar a estrada da região de Oio para facilitar no escoamento da castanha de caju.

Sem comentários:
Enviar um comentário