terça-feira, 8 de abril de 2025

Guiné-Conacri e Mauritânia vão assinar memorando de entendimento para "salvar" cidadãos conacri-guineenses

Por RCFM / Africaguinee

O ministro das Relações Exteriores da Guiné-Conacri, Morissanda Kouyaté, anunciou nesta segunda-feira, 7 de abril de 2025, a assinatura de um memorando de entendimento entre o seu país e a Mauritânia, para apaziguar a crise ligada ao caso dos guineenses de Conacri que estão em perigo nas terras mauritanias.  

O anúncio ocorre após uma breve visita do ministro Morissanda Kouyaté à capital da Mauritânia na semana passada. Recebido pelo seu homólogo Mauritanio, os dois discutiram a situação dos guineenses na Mauritânia, segundo a imprensa local.  

De volta à Guiné, o ministro Kouyaté falou sobre a "complexidade da situação migratória neste país", antes de anunciar a "iminente" assinatura de um memorando de entendimento entre Conacri e Nouakchott, anunciou o Ministério das Relações Exteriores.  

O chefe da diplomacia guineense convidou o diretora-geral dos Guineenses residentes no estrangeiro a tomar as medidas necessárias para uma melhor organização desta cerimónia que se realizará muito em breve, acrescenta a mesma fonte.  

Desde fevereiro passado, as autoridades mauritanas lançaram uma campanha para expulsar imigrantes ilegais. Os guineenses de Conacri foram particularmente afetados por esta operação.  

Até ao momento, muitos deles estão em centros de detenção em Nouakchott, enquanto outros estão bloqueados nas fronteiras de Rosso, entre o Senegal e a Mauritânia, e de Gogui, entre o Mali e a Mauritânia. 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.