terça-feira, 1 de outubro de 2024

MADEM-G15: Braima Camara volta a carga contra o Chefe do Estado General Umaro Sissoco Embalo


 Radio Voz Do Povo 

"O Irão fez um erro grave esta noite e vai pagar o preço", diz Netanyahu

© Reuters.    Por Lusa   01/10/24 

O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, disse hoje à noite que o Irão "cometeu um erro grave" ao atacar o seu país e que "pagará o preço", estando Israel determinado em responsabilizar os seus inimigos.

"O regime iraniano não compreende a nossa determinação em nos defender e responsabilizar os nossos inimigos", frisou o governante, num discurso em vídeo.

"Há pessoas em Teerão que não compreendem isto. Vão compreender. Vamos cingir-nos ao que estabelecemos: quem quer que nos ataque, nós atacamos", garantiu Netanyahu.

Já o ministro da Defesa israelita, Yoav Gallant, sublinhou na rede social X que "o Irão não aprendeu a lição".

"Quem ataca o Estado de Israel paga um preço elevado", frisou.

Israel solicitou hoje à noite uma reunião de emergência do Conselho de Segurança da ONU, na sequência do ataque iraniano, com o seu embaixador no organismo, Danny Danon, a prometer responder ao ataque do Irão.

"O Irão vai sentir as consequências dos seus atos e vai ser doloroso", observou, depois de sublinhar que o Irão "mostrou ao mundo a sua verdadeira face: a de um Estado terrorista".

Estão em curso intensas consultas no Conselho de Segurança para convocar uma reunião de emergência que o Irão também solicitou no sábado, após a vaga de ataques israelitas contra o sul do Líbano, mas a reunião não se realizou, noticiou a agência Efe.

Danon pretende que tal reunião do Conselho termine "com uma condenação clara e inequívoca do Irão", enquanto por outro lado criticou o secretário-geral, António Guterres, pela sua reação dececionante pouco depois de tomar conhecimento do ataque iraniano contra Israel.

"Na sua declaração, basicamente ignorou o agressor e apenas falou da escalada", quando recordou que neste caso um Estado-membro atacou outro Estado-membro com mísseis balísticos, o que não foi explicitamente condenado por Guterres.

O Irão lançou hoje cerca de 200 mísseis contra Israel, em retaliação pelos assassinatos do líder do Hamas, Ismail Haniyeh, do chefe do Hezbollah, Hasan Nasrallah, e de um general iraniano.

Segundo as Forças de Defesa de Israel (IDF), a maioria dos mísseis foi intercetada com o apoio dos Estados Unidos, que já garantiu que vai coordenar com os israelitas a resposta a Teerão.

"Os Estados Unidos apoiam Israel totalmente, totalmente, totalmente", frisou o Presidente Joe Biden aos jornalistas, acrescentando que as discussões com Israel estavam "em curso", sobre como responder aos iranianos.

O ataque do Irão acontece numa altura em que o Médio Oriente se encontra mergulhado numa situação explosiva e os apelos a um cessar-fogo no Líbano e em Gaza continuam sem resultados.

Um porta-voz do Pentágono, Pat Ryder, referiu que o Irão disparou "aproximadamente o dobro dos mísseis" face ao seu ataque anterior contra Israel, em abril.


Leia Também: De destroços a festejos. As imagens após Irão atacar Israel com mísseis 

O Ministério da Defesa russo planeia recrutar nos próximos meses cerca de 20.000 homens presos preventivamente face à falta de soldados na guerra com a Ucrânia, avançou hoje o portal de investigação russo Important Stories (iStories).

© Vladimir Smirnov\TASS via Getty Images  Notícias ao Minuto  01/10/24 

 Ucrânia. Rússia vai recrutar 20 mil presos preventivos, diz portal russo

O Ministério da Defesa russo planeia recrutar nos próximos meses cerca de 20.000 homens presos preventivamente face à falta de soldados na guerra com a Ucrânia, avançou hoje o portal de investigação russo Important Stories (iStories).

Estes homens representarão cerca de 40% do número total de arguidos - cerca de 60.000 - que aguardam julgamento nas prisões russas, segundo uma fonte da defesa citada pelo 'media' independente. 

Um grupo de oficiais militares encarregue de recrutar soldados profissionais terá de selecionar os arguidos que estão em condições e dispostos a assinar contratos para combater na Ucrânia.

Dois advogados confirmaram ao iStories que as administrações dos centros de detenção provisória estão disponíveis para colaborem neste processo.

De acordo com a Defesa russa, cada prisão pode fornecer cerca de 100 homens. Segundo os dados disponíveis, existem 210 centros de detenção provisória em todo o país, o que significa que este processo de recrutamento tem um potencial de cerca de 20.000 soldados.

No primeiro ano de guerra na Ucrânia, o grupo mercenário Wagner, conotado com o Kremlin (presidência russa), recrutou cerca de 50.000 prisioneiros, a maioria dos quais morreu, desapareceu, desertou ou foi presa, de acordo com organizações de direitos humanos.

Os que regressaram da frente de batalha foram perdoados, de acordo com o falecido fundador do Grupo Wagner, Yevgeny Prigozhin, que calculou esse número em cerca de 5.000.

Na altura, os peritos da ONU alertaram para o facto de o recrutamento de condenados, que também teria lugar nas prisões dos territórios ocupados pelas tropas russas na Ucrânia, poder constituir um crime de guerra.

O Presidente russo, Vladimir Putin, está relutante em convocar uma nova mobilização de reservistas, após as críticas registadas aquando do anúncio da mobilização de setembro de 2022, que levou ao êxodo de centenas de milhares de russos para o estrangeiro.

A assinatura de contratos por parte dos voluntários caiu fortemente no primeiro semestre do ano, embora tenha aumentado bastante após a incursão surpresa ucraniana na região fronteiriça russa de Kursk em agosto passado, pelo que Putin se viu obrigado a aumentar o número de soldados do exército russo para 1,5 milhões.

A Ucrânia tem contado com ajuda financeira e em armamento dos aliados ocidentais desde que a Rússia invadiu o país, em 24 de fevereiro de 2022.

Os aliados de Kiev também têm decretado sanções contra setores-chave da economia russa para tentar diminuir a capacidade de Moscovo de financiar o esforço de guerra na Ucrânia.


Leia Também: Pelo menos seis pessoas morreram e três ficaram feridas hoje num aparente ataque de artilharia russa a um mercado da cidade de Kherson, no sul da Ucrânia, indicaram as autoridades.

O Presidente Umaro Sissoco Embaló, realizou hoje uma visita às obras de reabilitação do Aeroporto Osvaldo Vieira.


CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR AO VÍDEO

  Radio Voz Do Povo  / Presidência da República da Guiné-Bissau

“Em vez de” estar numa Conferência de Imprensa populista e marquetológica, o corrupto devia ter decência e coragem para se apresentar livremente perante um juíz de instrução criminal, porque ninguém mais tem tempo para ouvir distração de SEMPRE...

Por  O Democrata Osvaldo Osvaldo

O pânico alastrou

Deu-se oficialmente o início para espetáculo político vergonhoso. 

“Em vez de” estar numa Conferência de Imprensa populista e marquetológica, o corrupto devia ter decência e coragem para se apresentar livremente perante um juíz de instrução criminal, porque ninguém mais tem tempo para ouvir distração de SEMPRE.

- O papagaio ocidental em Bissau Guineense, falou hierarquicamente com narrativas vazias. E, mudou de “tópicos para tópicos” sem dizer absolutamente NADA, porém, o balaço entre (mesa redonda até Presidência do Ex- Presidente), não passa de simples folclore em busca de afinidade de povo. Afirmou de que SIM possibilitou o Geraldo Martins para negociar financiamento da operação de cessão de créditos no Banco, pois, porque não? Ele julga-se dono exclusivo de toda a Guiné-Bissau! Alegou que depois foi demitido do cargo, que bom ouvir isso, ninguém mais lembrou o que (Califa Seidi), disse enquanto líder da bancada parlamentar do PAIGC sobre dinheiro que recebeu e transferiu para quem? Quem é o autor moral deste crime contra povo Guineense?

Passamos os 12 anos na mesma narrativa e fugir da justiça, mesmo assim, fala em nome do povo e da Justiça!!! É neste horrível cenário politico- que corrupto fala em salvar democracia e restabelecer Constituição da República…. 

Até aos dias de hoje, ele é coadjuvado pelos fanáticos sem consciência nacional. 

O Paigc foi e ainda é raiz de todos os furtos nos cofres públicos. Por quê que o Ministro das Finanças tendo oportunidade soberana na ANP não disse que no caso de 6 biliões, os conselheiros do Pr milhões deste dinheiro ?! É o foragido da justiça quem vai dizer isso hoje?!! Será que os advogados não sabiam disso? DSP é um homem confuso. 

Concluindo: O DSP é um fala barato, inseguro e grande aldrabão por excelência!

Por que razões não responde à justiça?

O que ele tem feito na Imprensa foi um espetáculo paigcista de vulgaridade de demagogia. São argumentos válidos apenas para movimentos ultra extremistas fascistas e neonazistas. 

Então show não faltará…

Tuesday 1 October

14:56.

Inglaterra- London 

Juvenal Cabi Na Una.

Em preparação para as eleições legislativas de novembro, o Presidente Umaro Sissoco Embaló reuniu-se esta manhã com representantes dos partidos Madem G15, PRS, PTG e APU-PDGB.

O encontro reafirma a importância do diálogo para o fortalecimento da democracia e o progresso do nosso país.

O Presidente da República, General Umaro Sissoco Embaló, convocou esta terça-feira, 1 de outubro, uma audiência com os partidos políticos com assento parlamentar, destacando-se a ausência da coligação eleitoral PAI TERRA RANKA neste encontro marcado pelo chefe de Estado.

Declarações dos partidos políticos com assento no parlamento após encontro separado com o presidente da República Umaro Sissoco Embaló.👇👇👇

Chefe de Estado General Umaro Sissoco Embaló recebe em audiência a Coordenação do MADEM-G15 👇

PR Umaro Sissoco Embaló recebe em audiência o Presidente do PRS,  Félix  Nandungue 👇

Presidente da República, Umaro Sissoco Embaló,recebe em audiência a direção superior do Partido dos Trabalhadores Guineenses, PTG. 👇

Nuno Gomes Nabiam, Presidente da APU-PDGB, recebido pelo Presidente da República, Umaro Sissoco Embaló.👇


Conferência de imprensa Domingos Simões Pereira Presidente do PAIGC e coordenador de Coligação PAI Terra Ranka.

 Radio TV Bantaba 

Jimmy Carter completa 100 anos. Jimmy Carter, nascido a 1 de outubro de 1924, é o primeiro Presidente dos Estados Unidos a atingir os 100 anos de idade.

Kane Farabaugh, da VOA, esteve na Geórgia para reportar sobre este marco histórico. A narração é de Mayra de Lassalette 


Pelo menos 25 mortos em incêndio num autocarro escolar na Tailândia... As equipas de salvamento encontraram dezenas de corpos carbonizados e vários feridos depois de um embate após despiste ter incendiado o autocarro.

© X/Reprodução Chaudhary Parvez  Notícias ao Minuto  01/10/24 

Um incêndio num autocarro que transportava alunos da escola Wat Khao Phaya, em Uthai Thani, Banguecoque, na Tailândia, matou pelo menos 25 estudantes, avança a Reuters, citando fonte do governo. Entre os vários feridos, 16 foram hospitalizados.

Para já, a polícia não consegue ainda confirmar o número certo de feridos.

O fogo, segundo o jornal local The Nation Thailand, começou depois de um dos pneus do autocarro ter rebentado.

O veículo descontrolou-se e embateu numa barreira metálica, tendo o embate provocado um incêndio que rapidamente consumiu todo o autocarro. Na viatura viajavam 42 alunos e alguns professores que iam a caminho de Ayutthaya em visita de estudo. 

O acidente aconteceu por volta das 12h20 (6h20 em Portugal Continental) e os bombeiros precisaram de uma hora para apagar o fogo.

Nesta visita de estudo estavam a ser utilizados três autocarros.


Leia Também: Padre britânico morre após noite de drogas e sexo em reitoria na Bélgica...   Padre estava na Bélgica por causa da visita do Papa ao país. 

Israel iniciou ataques terrestres "limitados e direcionados" contra Hezbollah

©Lusa  Notícias ao Minuto  01/10/24 

As Forças Armadas de Israel (IDF) confirmaram que iniciaram esta noite ataques terrestres "limitados, localizados e direcionados" contra "alvos terroristas e infraestruturas do Hezbollah no sul do Líbano".

"Estes alvos estão localizados em aldeias perto da fronteira e representam uma ameaça imediata para as comunidades israelitas no norte de Israel", frisaram as IDF, numa nota na rede social Telegram.

A incursão terrestre, que começou "há algumas horas" após decisão política, está a ser realizado "com base em informações precisas contra alvos terroristas e infraestruturas do Hezbollah no sul do Líbano".

"As IDF estão a operar de acordo com um plano metódico estabelecido pelo Estado-Maior e pelo Comando do Norte, para o qual os militares das IDF treinaram e se prepararam nos últimos meses", destacaram ainda as forças israelitas na mesma nota.

A Força Aérea israelita e a artilharia das IDF estão a apoiar as forças terrestres com ataques precisos contra alvos militares na área, detalhou ainda.

"As IDF continuam a operar para atingir os objetivos da guerra e estão a fazer tudo o que é necessário para defender os cidadãos de Israel e devolver os cidadãos do Norte de Israel às suas casas", sublinharam ainda.

Aguardava-se na noite de segunda-feira uma incursão terrestre israelita no sul do Líbano, depois de Israel ter informado os Estados Unidos sobre operações terrestres limitadas contra o Hezbollah no país vizinho.

Antes da confirmação da incursão terrestre, foram registados, na segunda-feira à noite, "bombardeamentos de artilharia pesada" contra o sul do Líbano.

O grupo xiita libanês emitiu também um comunicado à noite, afirmando que atingiu tropas israelitas destacadas na fronteira, embora não tivesse confirmado qualquer incursão terrestre.

As IDF já tinham declarado "zonas militares fechadas" três localidades fronteiriças em torno da fronteira com o Líbano, Metula, Misgav Am e Kfar Giladi, no norte de Israel.

Fonte oficial militar libanesa tinha referido à AFP, sob condição de anonimato, que o Exército libanês reposicionou e reagrupou as suas forças no sul do país.

Por outro lado, os subúrbios a sul de Beirute, um bastião do movimento xiita Hezbollah, registaram pelo menos seis explosões na segunda-feira noite, momentos depois das forças israelitas terem pedido aos residentes para saírem das suas casas para usa segurança.

Israel tem lançado na última semana uma vaga de ataques aéreos mortíferos contra bastiões do Hezbollah no Líbano no início deste mês.

O Hezbollah começou a disparar 'rockets' contra o norte de Israel em 08 de outubro, dizendo que o fazia em apoio do seu aliado Hamas, um movimento islamista palestiniano em guerra contra Israel na Faixa de Gaza desde 07 de outubro, dia do seu ataque sem precedentes em solo israelita.


Leia Também: EUA apoiam ataques terrestres de Israel contra Hezbollah no sul do Líbano