Bissau, 1 de julho de 2024 - Rosa Brito foi nomeada Representante Residente do Grupo Banco Mundial para a Guiné-Bissau, uma posição que unificará a liderança a nível nacional em toda a instituição, para melhor apoiar as prioridades do setor público e privado do país. Esta nova posição fornece um único ponto de contacto para o acesso a toda a gama de produtos e serviços do Grupo Banco Mundial e irá melhorar a capacidade das instituições para enfrentar os desafios globais e impulsionar o desenvolvimento com rapidez, eficiência e impacto.
"A Guiné-Bissau é um país com um grande potencial inexplorado, mas ainda existem diversos desafios. Esta nova posição dá-nos uma oportunidade única de redobrar os nossos esforços para garantir que os nossos projetos tenham um impacto real e positivo na vida da população Bissau-guineense", diz Rosa Brito. "Com esta representação conjunta do Grupo Banco Mundial, vamos também estabelecer novas parcerias com o sector privado que são muito importantes para alavancar o desenvolvimento do país."
Na Guiné-Bissau, o portfólio do Grupo Banco Mundial totaliza 485 milhões de dólares, com 9 projetos nacionais e 5 projetos regionais, focados em setores-chave como energia, transportes, governação, saúde, educação, ambiente, transformação digital e segurança alimentar.
Antes desta função, Rosa Brito foi Representante Residente Interina do Banco Mundial em Cabo Verde, e Economista do País para Cabo Verde e Guiné-Bissau. De nacionalidade cabo-verdiana, Rosa Brito tem uma carreira com mais de 20 anos de experiência, incluindo no Banco Central de Cabo Verde, como Assessora do Governo na Reforma do Estado e como membro do Conselho de Administração da Agência de Regulação Económica.
A introdução da representação conjunta é um passo importante para a construção de um Grupo do Banco Mundial mais forte. A Guiné-Bissau é um dos 21 escritórios do Grupo Banco Mundial que estão a fazer a transição para um único Diretor Nacional ou Representante Residente do Grupo Banco Mundial para o Banco Internacional para a Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD), a Associação Internacional de Desenvolvimento (AID), a Sociedade Financeira Internacional (SFI) e a Agência Multilateral de Garantia de Investimentos (MIGA).
Para saber mais sobre o trabalho do Banco Mundial na Guiné-Bissau: https://www.worldbank.org/en/country/guineabissau
Para mais informações visite: https://www.worldbank.org/en/region/afr/western-and-central-africa
Siga-nos no Twitter: https://twitter.com/WorldBankAfrica
Joana Rodrigues |
| ||
Communications Consultant Guinea-Bissau Country Office External and Corporate Relations Western and Central Africa E. jdossantosrodrig@worldbankgroup.org T. +245 966401728 / +351 916526735 |
Sem comentários:
Enviar um comentário