quarta-feira, 17 de julho de 2024

Kyiv indica que mais de 42 mil cidadãos ucranianos estão desaparecidos

© Getty Images
Por Lusa  17/07/24 
Mais de 42 mil cidadãos ucranianos estão dados como desaparecidos pelas autoridades devido à guerra, à ocupação de territórios por parte da Rússia ou a catástrofes naturais, indicou hoje o Governo de Kyiv.

O Ministério do Interior da Ucrânia, equivalente ao Ministério da Administração Interna, citado pela agência Ukrinform, refere que desde o estabelecimento do registo sobre pessoas desaparecidas, as autoridades ucranianas identificaram um total de 51 mil cidadãos "com paradeiro desconhecido".

Dmitro Bogatiuk, funcionário do ministério, disse à Ukrinform que a maioria das pessoas encontradas "com vida são prisioneiros de guerra" acrescentando que, entretanto, "quatro mil cidadãos que estavam desaparecidos foram encontrados mortos".

Atualmente, o registo oficial de Kyiv indica que "42 mil cidadãos são considerados desaparecidos".

As autoridades de Kyiv têm reiteradamente acusado a "falta de transparência da Rússia" quanto a informações sobre soldados ucranianos capturados no contexto da guerra.

A última invasão militar da Rússia, em 2022, causou crises humanitárias que "provocaram o desaparecimento de milhares de cidadãos ucranianos nas zonas afetadas", disse a mesma fonte.

Segundo dados de Kyiv, "muitas pessoas desapareceram" nos territórios ocupados pela Rússia, no leste do país, sendo que as forças de Moscovo têm sido acusadas pela Ucrânia de levar a cabo execuções, deportações e detenções arbitrárias de civis.

Leia Também: Os três países bálticos, que durante décadas integraram a União Soviética, mas que agora fazem parte da União Europeia e da NATO, deram assim um passo importante no sentido da independência energética perante a Rússia. 


Sem comentários:

Enviar um comentário