domingo, 14 de julho de 2024

Israel confirma morte de comandante do Hamas (mas não de líder)... Segundo as força armadas israelitas, Rafa's Salameh foi um dos responsáveis pelo ataque de 7 de outubro.

© Israel Defense Forces
Notícias ao Minuto  14/07/24

O comandante da brigada de Khan Yunis do Hamas, Rafa'a Salameh, foi morto durante um ataque seletivo dos caças das forças armadas israelitas (IDF) contra o chefe das brigadas Izzadin al-Qassam, Mohammed Deif, confirmaram este domingo as IDF e o Shin Bet (Agência de Segurança de Israel).

De acordo com o que Israel explicou ontem em comunicado, Salameh e Deif eram os alvos do ataque que aconteceu no sábado, e deixou centenas de feridos e quase 100 mortos.

O corpo do comandante local do Hamas foi recuperado e enterrado de imediato. Segundo a IDF, as buscas por outras vítimas do ataque foram interrompidas ao pôr do sol e seriam retomadas pela manhã. Entretanto, as fontes recusaram-se a confirmar ou negar se Deif tinha sido morto.Recorde-se que o ataque deste sábado fez 90 vítimas mortais e cerca de 300 feridos, tinha como alvo estes dois responsáveis, segundo o que o governo israelita já tinha adiantado. A maioria das vítimas mortais são mulheres e crianças.

Israel lançou a campanha na Faixa de Gaza depois de um ataque do Hamas em 7 de outubro, no qual militantes do movimento entraram no sul de Israel e mataram 1.200 pessoas, maioritariamente civis, e raptaram cerca de 250 pessoas.

Desde então, as ofensivas terrestres e os bombardeamentos de Israel mataram mais de 38.300 pessoas em Gaza e feriram mais de 88.000, de acordo com o Ministério da Saúde do território.

O ministério não distingue entre civis e combatentes na contagem das vítimas.

Mais de 80% dos 2,3 milhões de habitantes de Gaza foram expulsos de casa e a maioria encontra-se agora em acampamentos miseráveis, enfrentando a fome generalizada.

Leia Também: Abbas condena ataque israelita, mas critica Hamas pela guerra 


Sem comentários:

Enviar um comentário