segunda-feira, 3 de junho de 2024

A Coreia do Sul vai emprestar 2,3 mil milhões de euros à Tanzânia e 921 milhões de euros à Etiópia, anunciaram hoje os países africanos à margem da cimeira Coreia do Sul-África, que decorre esta semana em Seul.

© iStock
Por Lusa  03/06/24 
 Coreia do Sul vai emprestar cerca de 3 milhões à Tanzânia e à Etiópia
A Coreia do Sul vai emprestar 2,3 mil milhões de euros à Tanzânia e 921 milhões de euros à Etiópia, anunciaram hoje os países africanos à margem da cimeira Coreia do Sul-África, que decorre esta semana em Seul.


"A Tanzânia e a República da Coreia assinaram um acordo que vai permitir à Tanzânia obter empréstimos concessionais do Fundo de Cooperação para o Desenvolvimento Económico no valor de 2,5 mil milhões de dólares (2,3 mil milhões de euros) durante os próximos cinco anos", disse hoje o porta-voz da presidência tanzaniana, Zuhura Yunus, num comunicado.

A presidente da Tanzânia, Samia Suluhu Hassan, e o seu homólogo sul-coreano, Yoon Suk-yeol, testemunharam a assinatura do acordo na capital do país asiático, Seul, bem como de outros acordos que "visam impulsionar a cooperação nos setores dos minerais essenciais e da economia azul".

A Tanzânia e a Coreia do Sul também concordaram em iniciar negociações para o estabelecimento de um Acordo de Parceria Económica que reforçaria a sua cooperação em áreas como o comércio, o investimento, os transportes e a indústria.

Também o gabinete do primeiro-ministro da Etiópia, Abiy Ahmed, anunciou hoje, através da rede social X, que o líder etíope e o Presidente sul-coreano "mantiveram conversações bilaterais e assinaram um acordo de financiamento no valor de mil milhões de dólares (cerca de 921 milhões de euros)" para os próximos quatro anos.

Os fundos serão utilizados em projetos de infraestruturas, de reforço das capacidades científicas e tecnológicas, de saúde e de desenvolvimento urbano, declarou o ministro das Finanças, Ahmed Shide, aos meios de comunicação social etíopes.

Abiy e Hassan deslocaram-se a Seul para participarem na primeira cimeira Coreia do Sul-África, que se realiza entre terça e quarta-feira e que contará com a presença de cerca de 30 chefes de Estado e de Governo africanos, entre os quais vários lusófonos.

Leia Também: Coreia do Sul anuncia suspensão de acordo militar de 2018 


Sem comentários:

Enviar um comentário