O DEMOCRATA 10/05/2024
O Embaixador da União Europeia (EU) na Guiné-Bissau, Artis Bertulis, reafirmou o compromisso “inabalável da UE em apoiar o país na obtenção da certificação de produtos haliêuticos para a exportação para o mercado da União Europeia.
“Saliento o desmedido trabalho que temos vindo a fazer para reforçar a nossa parceria no domínio das pescas, que, estou seguro, trará resultados positivos e visíveis muito em breve”, disse.
“Reafirmo o compromisso inabalável da UE em apoiar a Guiné-Bissau na obtenção da certificação dos seus produtos haliêuticos para a exportação para o mercado da União Europeia. Sabemos da importância estratégica desta medida para a Guiné-Bissau e é por isso que nada nos deterá nesta missão comum”, afirmou Artis Bertulis.
Bertulis discursava no ato da celebração do “Dia da Europa”, que foi assinalado esta quinta-feira, 09 de maio de 2024, nas instalações da delegação da UE em Bissau, na qual saudou assinatura do Acordo de Samoa entre a UE e a Guiné-Bissau, em fevereiro último, para as relações da União Europeia com os países de África, Caraíbas e Pacífico.
“Este acordo, que conecta mais de metade dos membros da ONU em torno de prioridades e interesses comuns, será a base da cooperação externa da UE no futuro. Estou seguro de que, ao abrigo deste novo instrumento, poderemos reforçar a nossa já histórica e forte parceria bilateral em várias áreas, incluindo infraestruturas, pescas, governação, alterações climáticas e, também, saúde, aeducação e segurança”, acrescentou.
Falando na presença de vários embaixadores acreditados na Guiné-Bissau, do primeiro-ministro, Rui Barros e de alguns membros do governo, Bertulis assegurou que a UE continuará focado em alguns dos mesmos objetivos, em particular em apoiar o governo na diversificação da sua economia, em melhorar as condições de acesso a mercados de alto rendimento e à infraestruturação do país.
Em reação, o chefe do governo, Rui Barros lembrou que a UE tem mantido ao longo dos últimos 48 anos, uma parceria sólida com a Guiné-Bissau, que se tem traduzido num abrangente programa de cooperação baseado nomeadamente: no desenvolvimento humano, crescimento verde dos setores produtivos, a estabilidade e a boa governação.
Segundo explicações de Barros, os setores das infraestruturas e das pescas têm merecido destaque nas ações da cooperação entre a Guiné-Bissau e a UE.
“Contamos visitar brevemente alguns projetos financiados pela UE e prestes a serem concluídos, contribuindo de forma clara e substancial no processo de desenvolvimento do nosso país. O executivo da Guiné-Bissau considera a UE uma parceira privilegiada e tem acarinhado esta cooperação que ao longo dos últimos anos tem conhecido um significativo avanço com o alargamento dos seus horizontes”, disse.
Na sua curta intervenção, o primeiro-ministro reafirmou a firme determinação da Guiné-Bissau em estreitar os laços de cooperação entre a Guiné-Bissau e a UE.
Durante a celebração do Dia da Europa, a cantora guineense, Eneida Marta interpretou os hinos da Guiné-Bissau e da UE. O pintor guineense, Sidney Cerqueira fez uma pintura ao vivo, na qual simboliza o vínculo entre a UE e a Guiné-Bissau.
De salientar que a Guiné-Bissau tem mantido ao longo dos anos uma boa cooperação bilateral com a UE, particularmente no domínio das pescas, em que o país recebe uma compensação anual de 15,6 milhões de euros, e a formação de quadros.
Por: Alison Cabral
Sem comentários:
Enviar um comentário
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.