quarta-feira, 29 de maio de 2024

Coreia do Norte terá lançado balões de lixo e "fezes" para Coreia do Sul... Os sul-coreanos foram aconselhados pelas autoridades do país a não tocar nos balões e nos sacos de lixo que transportavam.

© Yonhap via REUTERS
Por  Notícias ao Minuto   29/05/24

A
Coreia do Norte lançou 90 balões com panfletos e lixo - incluindo alegadas "fezes" - sobre duas províncias fronteiriças da Coreia do Sul.

Segundo a BBC, as autoridades sul-coreanas aconselharam os cidadãos a ficar em casa e a evitar tocar nos balões e no lixo. Agora, os objetos largados em Gyeonggi e Gangwon estão a ser analisados.

A troca de balões entre a Coreia do Norte a Coreia do Sul, em ações de propaganda, tem sido uma ferramenta frequente dos dois lados desde a Guerra da Coreia, na década de 1950, diz a BBC.

"Montanhas de lixo e sujidade serão, em breve, espalhadas pela fronteira e o interior da Coreia do Sul, que perceberá o esforço necessário para as remover", disse o vice-ministro da Defesa da Coreia do Norte, Kim Kang Il, num comunicado publicado no domingo.

Já desde Seul, a agência de notícias sul-coreana Yonhap disse que "alguns dos balões traziam o que pareciam ser fezes, julgando pela cor escura e cheiro".

As forças militares do país, por sua vez, condenaram a "clara violação da lei internacional". "Ameaça seriamente a segurança do nosso povo. A Coreia do Norte é inteiramente responsável por aquilo que acontece devido aos balões, e alertamos seriamente a Coreia do Norte para parar imediatamente esta ação crassa e desumana", continuou.

Noutras ocasiões, ativistas sul-coreanos enviaram balões para os seus vizinhos a norte, não contendo lixo, mas sim propaganda contra o regime de Pyongyang e coisas como dinheiro, conteúdos proibidos e até Choco Pies, um 'snack' popular a sul da fronteira, que não existe na Coreia do Norte.

Leia Também: O secretário-geral das Nações Unidas (ONU), António Guterres, condenou hoje a tentativa de lançamento de outro satélite militar com tecnologia de mísseis balísticos pela Coreia do Norte, reiterando os apelos pela desnuclearização da Península Coreana 


Sem comentários:

Enviar um comentário