terça-feira, 16 de abril de 2024

Guiné-Bissau: UDEMU disse que a atualização dos cadernos eleitorais viola a lei aprovada pela ANP

Por Rádio Capital Fm

Bissau - (16.04.2024) - A União Democrática das Mulheres (UDEMU) diz registar "inúmeras irregularidades" na atualização dos cadernos eleitorais em curso que violam a lei aprovada pela Assembleia Nacional Popular (ANP). 

Entre alegadas irregularidades apontadas, a organização das mulheres do PAIGC, que diz estar a acompanhar com preocupação o processo, começou por indicar "a exclusão dos quadros com experiência em estruturas chaves como a Comissão dos 5 e Supervisão".

Em comunicado à imprensa, datado de 8 de abril deste ano, na posse da Capital FM, a UDEMU disse que as operações iniciaram fora dos prazos estabelecidos por lei, associados à insuficiência dos brigadistas e kits de atualização. 

A UDEMU critica ainda "a não inclusão dos partidos políticos nos preparativos e execução das atividades.

"A fraca campanha de comunicação e sensibilização" foi outra preocupação levantada pela estrutura feminina do PAIGC, acrescentando que esses problemas possam colocar em causa a transparência do processo.

O secretariado Geral da UDEMU exige, por isso, do Gabinete Técnico do Processo Eleitoral (GTAPE) "a tomada de medidas correctivas visando sanar as irregularidades ora mencionadas".

"Outrossim, o Secretariado Geral da UDEMU subscreve na íntegra a decisão da direção superior do PAIGC, segundo a qual, o registo no processo de atualização deve ser efetuado na perspetiva da participação dos militantes e simpatizantes nas eleições presidenciais de outubro ou novembro de 2024" lê-se ainda no mesmo comunicado. 

Por: Gil Fernando Gomes

Sem comentários:

Enviar um comentário