© @Gujarat_weather/ X (antigo Twitter)
POR LUSA 27/11/23
Chuvas fortes fora de época, acompanhadas de trovoadas e granizo, causaram a morte a 20 pessoas no estado indiano de Gujarat, no noroeste da Índia, anunciaram hoje as autoridades indianas.
Quase todas as aldeias do estado registaram chuvas fortes no domingo, segundo o Centro de Operações de Emergência de Gujarat (SEOC), citado pela agência espanhola EFE.
O Departamento Meteorológico Indiano (IMD) classificou a precipitação em pelo menos seis distritos como "forte a muito forte".
Até ao princípio da tarde de hoje (hora local), as autoridades tinham registado 20 mortes relacionadas com a chuva em pelo menos uma dúzia de incidentes separados.
A maioria dos incidentes mortais foi atribuída a relâmpagos, de acordo com dados do SEOC citados pela agência noticiosa indiana PTI.
"Estou profundamente triste por saber da morte de muitas pessoas devido ao mau tempo e aos relâmpagos em várias cidades de Gujarat", lamentou o ministro do Interior indiano, Amit Shah, nas redes sociais.
Embora os incidentes relacionados com trovoadas sejam frequentes na Índia, normalmente ocorrem durante a estação chuvosa da monção, de junho a setembro.
Nesse período, o subcontinente indiano recebe 70% da precipitação anual, o que frequentemente conduz a inundações e outras catástrofes naturais.
De acordo com o IMD, a precipitação de domingo estava relacionada com uma circulação ciclónica sobre o nordeste do Mar Arábico.
Os relâmpagos foram a principal causa de morte entre as catástrofes relacionadas com o clima na Índia em 2022, com 907 mortes, de acordo com dados oficiais.
O número representa cerca de 40% das 2.183 pessoas mortas em eventos relacionados com o clima nesse ano, contabilizadas pelas autoridades do país do Sul da Ásia.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.