domingo, 22 de outubro de 2023

Guiné-Bissau : ONG denúncia caso de Mutilação Genital Feminina em Bafatá

Por Rádio Capital Fm

Bissau - (22.10.2023) - O Comité Nacional para o Abandono das Práticas Nefastas a saúde da Mulher e da Criança disse, em Comunicado, ter o conhecimento no dia 19 de outubro de 2023 de mais “um caso da prática de Mutilação Genital Feminina (MGF)”.

De acordo com os elementos que a organização afirma ter recolhido “a vítima de 4 anos de idade, que vive com os pais no Bairro Militar em Bissau, foi submetida a esta prática brutal e violadora dos direitos humanos, em Galomaro Cossé região de Bafatá, numa data ainda desconhecida”.

A Direção Nacional do Comité condena, no entanto, com firmeza este ato e apela as autoridades judiciárias no sentido de procederem “uma investigação abrangente, célere, transparente e conclusiva, com vista a responsabilização criminal de todos os envolvidos neste ato atentatório á saúde, dignidade e direitos humanos das mulheres e crianças”.

A organização defensora dos Direitos da mulheres e criança  lembrou ainda aos país e encarregados de educação e cidadãos em geral, de que “a prática de Mutilação Genital Feminina constitui um crime na Guiné-Bissau, previsto e punível nos termos da lei nº14/2011, de 6 de Julho”, pelo que , apelou  “o abandono da  prática”. 

Por CFM

Não temos direitos autorais da foto ilustrativa.

Sem comentários:

Enviar um comentário