© Ahmad Salem/Bloomberg via Getty Images
Notícias ao Minuto 23/10/23
O bairro de Al-Zahra, no centro da Faixa de Gaza, era considerado um dos mais calmos e prósperos em Gaza. Contudo, este sábado, dia 21, foi reduzido a escombros após ataques aéreos israelitas.
Pelo menos 25 prédios ficaram destruídos - um cenário que pode ver na galeria acima.
À BBC, Umm Salim al-Saafin, uma mulher que perdeu a casa, chora ao dizer que o exército israelita ordenou que abandonassem a casa por volta das 20h30, tendo começado o bombardeamento pelas 21 horas.
Al Zahra foi construído em terreno baldio no final da década de 1990. Tinha cerca de 60 prédios que abrigavam até dez mil residentes.
De recordar que Israel tem estado a bombardear Gaza mais intensamente a partir do ar e com artilharia pesada, matando mais de 4.500 pessoas, de acordo com o ministério da saúde gerido pelo Hamas.
O grupo islamita do Hamas lançou em 7 de outubro um ataque surpresa contra o sul de Israel com o lançamento de milhares de foguetes e a incursão de milicianos armados, fazendo mais de duas centenas de reféns.
Em resposta, Israel declarou guerra ao Hamas, movimento que é classificado como terrorista pela União Europeia (UE) e Estados Unidos, bombardeando várias infraestruturas do grupo na Faixa de Gaza. Também impôs um cerco total ao território com corte de abastecimento de água, combustível e eletricidade.
O conflito em curso já provocou milhares de mortos e feridos, entre militares e civis, nos dois territórios.
Al-Zahra, o bairro de Gaza que ficou reduzido a lixo Pelo menos 25 torres residenciais deste bairro foram alvo de ataques aéreos israelitas. © Ahmad Salem/Bloomberg via Getty Images👇
Sem comentários:
Enviar um comentário