quarta-feira, 2 de agosto de 2023

Taiwan detém oficial do exército suspeito de vazar segredos para a China

© Getty Images

POR LUSA   02/08/23 

Taiwan deteve um oficial do exército e vários colaboradores sob suspeita de terem entregado segredos militares à China, anunciou hoje o Ministério da Defesa da ilha, num período de crescente tensão no Estreito da Formosa.

O ministério disse que um tenente-coronel, identificado pelo apelido Hsieh, e outros réus, são suspeitos de terem sido recrutados para partilhar com a China segredos sobre a defesa nacional e outras informações.

As detenções ocorrem numa altura em que as tensões militares entre China e Taiwan continuam a aumentar. A China reivindica a ilha como uma província sua e mantém uma campanha de longa data para recrutar militares taiwaneses já reformados, visando aceder a segredos de Estado, em troca de dinheiro ou presentes.

Hsieh também é suspeito de desenvolver uma organização de espionagem composta por militares atualmente no ativo e aposentados, encarregados de recolher informações para a China, de acordo com o jornal Taipei Times, que citou procuradores do Ministério Público de Taiwan.

"O Ministério da Defesa Nacional está triste e condena severamente o pequeno número de pessoas sem escrúpulos que violaram o dever de defender o país e cometeram crimes como traição ao povo", lê-se no comunicado.

Um major-general aposentado do exército e três outras pessoas também foram interrogadas e libertadas sob fiança, de acordo com o Taipei Times.

No mês passado, as autoridades taiwanesas detiveram cinco pessoas, incluindo um cidadão chinês, por suspeita de espionagem a favor da China.



Leia Também: China faz protesto após EUA anunciarem envio de ajuda militar para Taiwan

Sem comentários:

Enviar um comentário