© Getty Images
Notícias ao Minuto 23/08/23
O anúncio surge numa altura em que Kyiv continua a tentar recapturar a cidade estratégica de Melitopol, no sul do país, como parte da sua contraofensiva contra a invasão russa em larga escala.
As forças ucranianas já terão hasteado a bandeira nacional na povoação de Robotyne, na região de Zaporíjia, no sul do país, informou o exército de Kyiv esta quarta-feira, embora não tenha sido claro se toda a comunidade foi libertada do controlo das forças russas.
"Um dia histórico! Soldados da 47.ª Brigada Mecanizada Separada colocaram a bandeira da Ucrânia na aldeia de Robotyne, num dos destinos mais quentes - Melitopol", revelou a brigada, numa publicação no seu canal na rede social Telegram, aqui citada pela Reuters.
O anúncio surge numa altura em que Kyiv continua a tentar recapturar a cidade estratégica de Melitopol, no sul do país, como parte da sua contraofensiva contra a invasão russa em larga escala, que começou no princípio de 2022.
A notícia surge depois de, na terça-feira, o exército ucraniano ter confirmado a entrada das suas tropas em Robotyne, na província de Zaporíjia, após avanços nos últimos dias junto desta cidade no sul do país, ocupada até agora pelas forças russas.
"Os nossos combatentes estão na cidade de Robotyne", escreveu na sua conta no Telegram o brigadeiro-general Oleksandr Tarnavski, comandante do grupo operacional estratégico das forças ucranianas encarregado da área sudeste da frente.
A vice-ministra da Defesa, Hanna Maliar, também informou no Telegram a entrada, na terça-feira, em Robotyne da 47.ª Brigada do Exército Ucraniano.
Após serem forçados a deixar a cidade, explicou Maliar, as forças russas estão a usar peças de artilharia contra a cidade e a 47.ª Brigada está a retirar os civis restantes da área.
O Instituto para o Estudo da Guerra (ISW), uma instituição privada norte-americana que acompanha o curso do conflito, confirmou também, na manhã de terça-feira, através de imagens geolocalizadas, que as tropas ucranianas chegaram ao centro desta cidade.
A cidade está localizada num dos três segmentos da frente da contraofensiva que decorre desde o início de junho.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.