quarta-feira, 19 de julho de 2023

Os mísseis russos lançados na noite de terça-feira contra o porto de Odessa atingiram um terminal de cereais, um terminal de petróleo e outras infraestruturas, disse hoje a administração militar de região de Odessa.

© Yulii Zozulia / Ukrinform/Future Publishing via Getty Images

POR LUSA    19/07/23 

 Mísseis russos atingiram terminais de petróleo e de cereais em Odessa

Os mísseis russos lançados na noite de terça-feira contra o porto de Odessa atingiram um terminal de cereais, um terminal de petróleo e outras infraestruturas, disse hoje a administração militar de região de Odessa.

"Os russos lançaram os [mísseis] Onyx e Kh-22 contra o porto e contra infraestrutura crítica" de Odessa, de acordo com os militares ucranianos, que precisaram que "um terminal de cereais, um terminal de petróleo foram atingidos" e que vários depósitos de combustível e equipamentos de carga ficaram danificados.

O ataque também provocou um incêndio na zona portuária, acrescentou a fonte.

Vários edifícios ficaram também danificados em outra área de Odessa quando os destroços de um míssil intercetado caíram, provocando ferimentos em três civis.

Uma infraestrutura industrial foi atingida pelo ataque e um funcionário civil de uma empresa sofreu ferimentos. Os bombeiros mobilizaram-se para apagar um incêndio que se alastrou por uma área superior a 3.000 metros quadrados.

A Rússia também usou 'drones kamikaze' iranianos Shahed no ataque. Os restos de alguns destes caíram sobre vários hotéis e instalações turísticas na zona costeira de Odessa. Dois civis ficaram feridos nesta parte da região.

A força aérea ucraniana tinha relatado anteriormente que a Rússia atacou Odessa na noite de segunda-feira com 14 mísseis de cruzeiro e vários 'drones' Shahed. É a segunda noite consecutiva que Odessa é atacada.

A escalada de ataques contra Odessa e a sua infraestrutura portuária acontece após a Rússia ter anunciado na segunda-feira que não estenderá o chamado acordo dos cereais do Mar Negro, que permitia a exportação de cereais ucranianos por três portos ucranianos, incluindo Odessa.


Leia Também: Rússia atacou "deliberada e intencionalmente" o porto de Odessa

Sem comentários:

Enviar um comentário