terça-feira, 25 de julho de 2023

Marinha do Irão recebe mísseis equipados com Inteligência Artificial

© REUTERS/Fars News

POR LUSA   25/07/23 

O exército e a Guarda Revolucionária do Irão receberam hoje os primeiros mísseis de cruzeiro navais de fabrico iraniano, equipados com tecnologias de Inteligência Artificial e com um poder de alcance superior a mil quilómetros, informaram os 'media' oficiais.

A entrega do novo equipamento faz parte do plano de reforço "ao poder de combate" das forças navais iranianas.

A entrega dos mísseis foi assinalada hoje numa cerimónia em que estiveram presentes altos cargos militares e o ministro da Defesa, o general Mohammad Reza Ashtiani.

O ministro afirmou que o novo míssil de cruzeiro, designado como "Abu Mahdi", é capaz de enfrentar situações de "guerra eletrónica" e evitar os sistemas de radar, bem como usa tecnologia moderna de Inteligência Artificial (IA) capaz de definir a trajetória em pleno voo.

De acordo com a agência iraniana Fars, o novo míssil de fabrico iraniano "vai ampliar várias vezes a cobertura da defesa naval do Irão", assim como vai permitir às unidades do exército aumentar o raio de ação.

O míssil "Abu Mahdi", inicialmente apresentado em agosto de 2020, tem o nome do "número dois" da milícia xiita iraquiana que morreu junto ao general iraniano Qasem Soleimani, num ataque conduzido pelas forças norte-americanas em Bagdad, Iraque.

O projétil, conhecido como o primeiro míssil naval de cruzeiro de longo alcance, tem características diferentes quanto à precisão do ataque, poder de destruição e é capaz de penetrar nos sistemas de defesa antiaéreos, referiu ainda a agência Fars. 

O Irão sustenta que a capacidade armada do país serve apenas para fins defensivos.

Nos últimos anos, os especialistas iranianos têm desenvolvido internamente novo armamento devido ao embargo internacional imposto pelas Nações Unidas.  


Leia Também: O Kremlin acusou hoje os países ocidentais de sujeitarem os países africanos a uma "pressão sem precedentes" para os dissuadir de participar na cimeira Rússia-África, marcada para quinta e sexta-feira em São Petersburgo.

Sem comentários:

Enviar um comentário