© 35ª Brigada de Fuzileiros Navais / Facebook
Notícias ao Minuto 12/06/23
A informação foi avançada pela 35.ª Brigada de Fuzileiros Navais e a vice-ministra da Defesa, Hanna Maliar, no Telegram
As Forças Armadas da Ucrânia libertaram a aldeia de Storozhove, em Donetsk, que estava sob ocupação desde março de 2022, na que é uma das primeiras conquistas desde que começou a contraofensiva ucraniana.
A informação foi avançada pela 35.ª Brigada de Fuzileiros Navais e a vice-ministra da Defesa, Hanna Maliar, no Telegram
"Como parte das operações de contraofensiva, os fuzileiros navais de Odessa libertaram a vila de Storozhove, em Donetsk, que estava sob ocupação desde março de 2022", referiu a brigada, citada pelo Ukrainska Pravda.
Os fuzileiros relataram que a operação começou por volta das 05h00, quando saíram dos seus veículos blindados e lançaram um ataque. Os russos resistiram e dispararam com artilharia, mas os defensores insistiram e conseguiram libertar Storozhove da ocupação russa.
A vice-ministra da Defesa também deu conta do feito recorrendo à plataforma Telegram: "Hoje, a bandeira nacional está a voar sobre Storozhove novamente, e vai acontecer o mesmo com todos os locais até que reconquistemos todas as terras ucranianas".
Após a reconquista, os soldados ucranianos partilharam um vídeo a hastear a bandeira na vila de Storozhove.
Recorde-se que, já no domingo, a Ucrânia reivindicou a reconquista de três outras aldeias a sul da cidade de Velika Novosilke, na região leste de Donetsk.
Trata-se das primeira libertações de territórios ocupados desde o início da ofensiva ucraniana, há uma semana, e acontecem depois de o presidente Volodymyr Zelensky ter admitido, pela primeira vez, no sábado, que a contraofensiva está em curso.
Sem comentários:
Enviar um comentário