Por Rádio Jovem Bissau
As Autoridades da Fiscalização e Controlo das Atividades de Pescas (FISCAP) apreenderam quatro pirogas da Guiné-Conacri no passado dia 29 de abril. As pirogas em causa estavam a pescar ilegalmente nas águas do país.
As pirogas estão ancoradas ao largo do porto de cidade de Cacheu, norte do país.
As informações foram transmitidas à Rádio Jovem Bissau, por uma fonte junto da delegação das pescas naquele localidade histórica da Guiné-Bissau.
Segundo a explicação da mesma fonte, as quatro embarcações foram apreendidas na zona de ilha de Caravela, última ilha do arquipélago dos Bijagós.
A fonte refere ainda que os responsáveis das pirogas estão a aguardar as multas que serão aplicadas pelas autoridades nacionais.
Cacheu é igualmente apontada como uma das zonas mais afectadas pela pesca ilegal.
Dados do Ministério das Pescas, citados pela Rede de Jornalistas sobre Mercado e Economia Ilícita, indicam que o sector pesqueiro emprega directamente 6 mil e 134 pessoas e indiretamente 26 mil guineenses.
Mas, “os países vizinhos, sobretudo o Senegal e a Guiné Conacri, assim como os da União Europeia, beneficiam mais dos recursos pesqueiros da Guiné-Bissau por via da pesca ilegal ou mediante acordos bilaterais”.
Recorde-se que a Guiné-Bissau tem uma grande extensão de costa marítima.
Sem comentários:
Enviar um comentário