sábado, 8 de abril de 2023

Empresário ucraniano desafia: 500 mil para quem pousar drone em Moscovo

© Getty Images

Notícias ao Minuto  08/04/23 

Em janeiro, os russos começaram a instalar sistemas de defesa aérea em prédios no centro de Moscovo. A implantação massiva de sistemas de defesa aérea pode ser uma resposta à ameaça potencial de ataques de drone a objetos estratégicos no território russo.

Pese embora a guerra, a Ucrânia já se tornou conhecida por nunca desanimar nem esquecer o sentido de humor - mesmo nos piores momentos.

Não se deixando intimidar pelo invasor russo, a Ucrânia quer mostrar a Moscovo que pode atacar o coração das suas instalações militares com aeronaves não tripuladas. Embora não sejam ataques muito destrutivos, revelam uma Rússia incapaz de deter drones.

Volodymyr Yatsenko, co-fundador do Monobank, o primeiro banco somente online da Ucrânia, e criador do drone Dovbush, lançou um concurso para que alguém faça pousar um drone na Praça Vermelha de Moscovo a 9 de maio.

A oferta está aberta a fabricantes de drones ucranianos com um prémio de 20 milhões de hryvnias, equivalente a quase meio milhão de euros.

“Estou oficialmente a oferecer um prémio a um fabricante ucraniano de UAV, cuja aeronave, com a ajuda dos militares, é claro, voará e pousará na Praça Vermelha de Moscovo a 9 de maio”, escreveu Yatsenko nas redes sociais. “Espero que esse valor seja dividido de forma justa entre o fabricante e os operadores militares que concluírem a tarefa com sucesso", escreveu ainda.

Uma das condições do desafio passa por garantir que algum slogan patriótico ucraniano possa ser lido nas asas do drone, como por exemplo, “Glória à Ucrânia”, “Glória aos heróis”, entre outros. Segundo Yatsenko, tal é necessário para entender qual drone (e de qual fabricante) chegou ao destino e quais falharam.

O drone Dovbush, desenvolvido por Yatsenko, também fará a tentativa de pousar em Moscovo, mas fica fora de competição.

No final de fevereiro, a Rússia anunciou ter destruído um drone supostamente ucraniano nos subúrbios de Moscovo. Os russos especularam que o drone pode ter perdido altitude porque o motor ficou sem combustível ou atingiu árvores, danificando a sua asa.

Em janeiro, os russos começaram a instalar sistemas de defesa aérea em prédios no centro de Moscovo. A implantação massiva de sistemas de defesa aérea pode ser uma resposta à ameaça potencial de ataques de drone a objetos estratégicos no território russo.


Leia Também: Piloto ucraniano exibe voo no interior de um caça de combate


Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.