sábado, 8 de abril de 2023

Ataque armado a duas aldeias do Burkina Faso faz 44 mortos

© Shutterstock

POR LUSA  08/04/23 

Quarenta e quatro pessoas morreram na última noite durante um ataque a duas aldeias no nordeste do Burkina Faso, perpetrado por "grupos terroristas armados", noticia a agência AFP.

Os ataques ocorreram nas aldeias de Kourakou e Tondobi, perto da fronteira do Burkina Faso com o Níger, e os números de vítimas mortais apurados são para já provisórios, segundo explicou o governador da região de Sahel, Rodolphe Sorgho.

Na aldeia de Kourakou o número de vítimas mortais foi de 31 enquanto em Tondobi se registaram 13 mortos.

Rodolphe Sorgho assegurou que "estão em curso ações para garantir a segurança da região" e adiantou que os grupos terroristas armados que perpetraram este ataque já foram neutralizados.

O Burkina Faso é governado desde o final de setembro pelo capitão Ibrahim Traoré, que chegou ao poder através de um golpe de Estado, o segundo em oito meses.

Desde 2015, o país vive uma espiral de violência perpetrada por grupos jihadistas ligados ao Estado Islâmico e à Al-Qaeda, que causaram um total de 10.000 mortos - civis e militares - segundo organizações não-governamentais (ONG), e cerca de dois milhões de deslocados internos.

Na sexta-feira a Amnistia Internacional apelou hoje ao fim dos "ataques e ameaças" à liberdade de imprensa no Burkina Faso, após a suspensão da France 24 e expulsão de correspondentes dos jornais Libération e do Le Monde, na semana passada.


Leia Também: Um novo massacre perpetrado na sexta-feira pelas milícias das Forças Democráticas Aliadas (ADF) causou a morte a pelo menos 25 civis no Beni, na província do nordeste do Kivu do Norte, na República Democrática do Congo (RDCongo).

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.