© Reuters
Notícias ao Minuto 16/04/23
A marinha sul-coreana disparou este domingo tiros de aviso em direção a uma embarcação de patrulha norte-coreana, apenas um dia depois de mais um teste balístico pela Coreia do Norte que acicatou as tensões na região.
Segundo contaram as forças da Coreia do Sul à agência Reuters, um navio avisou com tiros e com anúncios a patrulha, que atravessou a Linha de Limite do Norte (NLL, na sigla em inglês), a fronteira marítima que separa os dois países, por volta da 1h00 deste domingo.
Em comunicado, o Estado-Maior-General da Coreia do Sul reiterou que está "pronto" a responder às ameaças do Norte, enquanto "monitoriza os movimentos do inimigo que se prepara para potenciais provocações relativamente a violações da NLL".
Na mesma operação, uma patrulha da Coreia do Sul entrou em contacto com navio de pesca chinês, mas isto ocorreu devido à má visibilidade nas águas da região. Foram apenas registados pequenos ferimentos entre a tripulação sul-coreana.
O incidente deste domingo ocorre depois de um longo período de testes militares dos dois lados, com a Coreia do Sul a realizar exercícios na região com os Estados Unidos, enquanto que Pyongyang voltou a fazer ameaças nucleares e a testar mísseis interbalísticos de longo alcance.
Na sexta-feira, os norte-coreanos testaram um novo míssil intercontinental que, avisa a Reuters, pode facilitar o envio de mais mísseis sem qualquer aviso.
A NLL, a fronteira marítima imaginária, é contestada por Pyongyang desde o início da guerra da Coreia, em 1950 - um conflito que, tecnicamente, continua até aos dias de hoje, pois nenhum dos países assinou um acordo formal de paz após o armistício de 1953, e a constituição da DMZ, a fronteira terrestre desmilitarizada.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.