segunda-feira, 27 de fevereiro de 2023

Presidente mexicano publica foto do que diz ser um espírito mitológico

© Andres Manuel Lopez Obrado, / Twitter

Notícias ao Minuto  27/02/23 

A foto foi publicada por Andres Manuel Lopez Obrador, na rede social Twitter, e tirada durante a supervisão das obras do troço turístico do 'comboio Maia' - que liga as zonas turísticas de Playa del Carmen e Tulum.

O presidente do México, Andres Manuel Lopez Obrador, alegou ter provas da existência de uma criatura mitológica da floresta semelhante a um elfo, depois de captar uma imagem durante a supervisão das obras do troço turístico do 'comboio Maia' - que liga as zonas turísticas de Playa del Carmen e Tulum.

De acordo com o Metro.co, no domingo, o presidente publicou uma foto na rede social Twitter do que disse ser um 'alux' - um tipo de espírito na tradição mitológica de certos povos maias da Península de Yucatán e Guatemala que se crê ser uma criatura semelhante a um duende, que cria maldades.

Na foto, tirada à noite, pode ver-se uma árvore com um galho a formar o que parece ser um véu sobre a cabeça e o que podem ser estrelas a formar os olhos.

"Foi tirada há três dias por um engenheiro e parecer ser um 'alux'", referiu Obrador, apontando que "tudo é um mistério".

De acordo com a crença tradicional maia, os 'aluxes' habitam em florestas e campos e costumam pregar partidas às pessoas, como esconder coisas. Algumas pessoas chegam a deixar pequenas ofertas para tranquilizá-los.

Vários internautas comentaram a publicação, com um deles a afirmar que a mesma foto circulou na Tailândia em 2021.

Outros utilizadores criticaram o presidente por "não verificar se a foto era real antes de publicá-la".

Obrador nunca escondeu a sua paixão pelas culturas e crenças tradicionais, e quando tomou posse, em 2018, participou numa cerimónia de purificação indígena.

A antiga civilização maia atingiu o seu auge entre 300 e 900 antes de Cristo na Península de Yucatán e em partes adjacentes da América Central. No entanto, os descendentes dos maias continuam a viver na península.


Sem comentários:

Enviar um comentário