© Twitter/HUMBOLDT BRONCOS
POR LUSA 10/01/23
O Canadá finalizou um acordo com a fabricante de aeronaves Lockheed Martin Corp e o Governo dos Estados Unidos para comprar 88 caças F-35, adiantaram segunda-feira fontes de Otava.
O primeiro dos aviões está previsto ser entregue em 2026 com capacidade operacional total. Prevê-se que a frota fique completa entre 2032 e 2034.
O Governo canadiano disse em 2022 que o F-35 da Lockheed Martin foi considerado o melhor licitador para um novo jato.
O Canadá já havia descartado o Super Hornet da Boeing para substituir os antigos F-18.
Otava orçou cerca de 15 mil milhões de dólares (cerca de 14 mil milhões de euros) para a aquisição, naquele que é considerado o maior investimento da Força Aérea Canadiana em mais de 30 anos.
Cada avião custa cerca de 85 milhões de dólares (cerca de 79 milhões de euros). Espera-se que, até ao fim, o programa custe 52 mil milhões de dólares (cerca de 48 mil milhões de euros).
O Canadá tem uma estreita relação de defesa com os Estados Unidos, que inclui o uso de caças em conjunto para defender o espaço aéreo norte-americano.
O anúncio de hoje surge numa altura em que o primeiro-ministro canadiano, Justin Trudeau, se deve encontrar com o Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, na Cimeira de Líderes da América do Norte no México.
Antes de se tornar chefe do Governo do Canadá, Trudeau havia dito que o país nunca compraria o F-35.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.