quarta-feira, 25 de janeiro de 2023

AMESTERDÃO: Um mar de bicicletas? Amesterdão inaugura parque subaquático já amanhã

© Gemeente Amsterdam / Twitter

Notícias ao Minuto  25/01/23 

A garagem é o resultado de um projeto de quatro anos e 60 milhões de euros que permitem 'limpar' montes de bicicletas abandonadas e enferrujadas deixadas por passageiros apressados que se acumulam junto à estação central de comboios de Amesterdão.

Amesterdão tem uma resposta à procura de mais estacionamento de bicicletas com a inauguração já amanhã, quinta-feira, de sete mil novos lugares de estacionamento para bicicletas numa garagem subaquática na zona mais movimentada da cidade.

O parque é o resultado de um projeto de quatro anos e 60 milhões de euros que permitem 'limpar' montes de bicicletas abandonadas e enferrujadas deixadas por passageiros apressados que se acumulam junto à estação central de comboios de Amesterdão.

Nas filas​​ (e filas) de lugares limpos e seguras no subsolo, as bicicletas podem ser deixadas gratuitamente durante 24 horas e depois a um custo de 1 euros e 35 cêntimos durante 24 horas.

O projeto, que começou em 2019, consistiu na drenagem de um lago vizinho e, segundo o diretor do Instituto de Ciclismo Urbano da Universidade de Amesterdão, há também espaço para mais quatro mil bicicletas num novo lote do lado do porto.

Há luzes vermelhas e verdes para mostrar se há vagas disponíveis e, a partir de abril, um sistema dinâmico começará a mostrar aos passageiros qual parque de bicicletas tem espaço e quantas vagas estão livres.

“A estação central é um dos locais mais movimentados de Amsterdão”, referiu o diretor do projeto de bicicletas do município de Amsterdão, Pieter Visser, acrescentando que "muitos ciclistas usam esse precioso espaço público para pedalar e estacionar".

De acordo com Visser, "a autarquia optou por facilitar o estacionamento (neste caso, debaixo de água) para devolver o espaço público aos peões, turistas e pessoas com deficiência".

Todos os dias, mais de um terço das viagens são feitas de bicicleta em Amesterdão, e a estação central é o lar de cerca de 200 mil viagens diárias.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.