sábado, 1 de outubro de 2022

Ministro do Ensino Superior: “ESTUDO DIAGNÓSTICO SOBRE A EDUCAÇÃO SUPERIOR ENVERGONHA OS GUINEENSES”

 JORNAL ODEMOCRATA  01/10/2022  

O Ministro do Ensino Superior e Investigação Científica, Timóteo Saba M’bunde, considerou vergonhoso, para a sociedade guineense, aa conclusões de um estudo diagnóstico sobre a Educação Superior e Investigação Científica que reprovam o funcionamento do ensino superior na Guiné-Bissau e apontam como uma das falhas a qualificação dos docentes.

“Há poucos meses fomos surpreendidos com resultados de investigação sobre a qualidade do corpo docente, tendo sido atribuída uma percentagem muito baixa à classe dos docentes do ensino superior. Esta situação, além de envergonhar todos os guineenses, não me deixa satisfeito nem tranquilo, enquanto Ministro do Ensino Superior e da Investigação Científica” disse Saba M’bunde, ao presidir, esta sexta-feira, 30 de setembro de 2022, a cerimónia de entrega de diplomas a 129 finalistas do centro de formação de professores Domingos Ramos em Cacheu.

O governante lançou um apelo à Direção daquele centro de formação, no sentido de ser intransigente com os docentes “menos sérios” no exercício das suas atividades. 

“Não podemos, de forma alguma, banalizar um setor chave como a educação, devemos sim, primarmo-nos pelo rigor e pela qualidade, destacando o valor das suas vertentes praxiológica e epistemológica”.

Para Timóteo Saba M’bunde, a qualidade do ensino melhora-se com o trabalho, com o rigor e no cumprimento dos critérios e das metas definidas. 

Embora reconheça que existem enormes dificuldades no setor, sobretudo no que diz respeito às condições do trabalho, o governante apela a que todos façam o melhor e sejam motores de mudança nas instituições, tendo garantido que tudo fará junto do governo e do Presidente da República para que se construa um ensino superior cada vez mais sólido e eficaz, adequado reais necessidades do país.  

“É neste contexto que estamos a encetar esforços com vários parceiros internacionais. Permitam-me destacar o acordo que recentemente assinámos com a empresa Edibon Internacional, em Espanha, para construção de duas unidades laboratoriais, e com a Universidade Complutense de Madrid e alguns institutos superiores de Portugal, que garantiram a atribuição de bolsas de estudo para os nossos estudantes, já no próximo ano letivo” informou Saba Mbunde. 

Refira-se que um estudo divulgado em junho deste ano pela Fundação Fé e Cooperação (FEC) revelou que há falta de qualificação dos docentes e défice de instituições do ensino superior no país, assim como a maior parte dos docentes tem apenas o grau de licenciatura, muitos têm o bacharelato, poucos com o doutoramento, apesar de se estar a registar um aumento de professores com o mestrado.

Por: Tiago Seide

Foto: cortesia Ministério do Ensino Superior


Sem comentários:

Enviar um comentário