segunda-feira, 3 de outubro de 2022

POLÍCIA JUDICIÁRIA ENCERRA MAIS DE QUARENTA FARMÁCIAS COM LICENÇAS FALSAS

Por pjguinebissau.com

A Polícia Judiciária (PJ) desencadeou a operação “HIGIA” que levou ao encerramento de mais de 40 farmácias em Bissau e no interior do país que funcionavam com licenças falsas.

A Diretora nacional Adjunta da PJ, Cornélia Vieira Té, explicou na sua declaração aos jornalistas que atualmente a polícia leva a cabo a nível de todo o país a operação denominada “HIGIA” focada aos estabelecimentos farmacêuticos, porque segundo a diretora, “há uma proliferação das farmácias no país a funcionarem com licenças falsas e no contrabando de medicamentos de origem duvidosa”.

Informou que no quadro da operação foram detidos altos funcionários do ministério da Saúde Pública ligados à autoridade reguladora das farmácias, bem como a inspeção geral das atividades em saúde (IGAS), por fortes suspeitas de corrupção, peculato, falsificação de documentos e usurpação de funções.

“Estamos a levar acabo esta operação “HIGIA”, porque estamos preocupados com grande proliferação das farmácias, a própria condição de importação, transporte e distribuição dos medicamentos. Em várias farmácias que passamos, constatamos algumas irregularidades em termos da legalidade, como também a entrada dos medicamentos junto das farmácias que é tão duvidosa, razão pela qual criamos uma equipa que está a trabalhar nesse assunto” sublinhou.

Vieira Té disse que a saúde pública está em primeiro lugar, sendo assim qualquer que possa consubstanciar indícios de criminalidade será objeto de pronta aturada investigação.

Sem comentários:

Enviar um comentário