© ShutterStock
Notícias ao Minuto 19/08/22
Sempre nos mandaram beber água, que faz bem, não engorda. Ainda por cima por altura do verão, quando as temperaturas são mais elevadas é dito sempre para reforçar as quantidade. Ainda assim, hidratação em demasia pode ser um problema para a saúde e trazer consequências. Descubra os sinais que deve ter em conta.
À partida uma das causas que associamos rapidamente é que iremos à casa de banho muitas mais vezes do que o normal.
A hiponatremia, muitas vezes chamada de intoxicação hídrica, pode levar a baixos níveis de sódio no sangue e a problemas sérios, como convulsões.
“A ideia de que só devemos beber água e que não se pode beber a mais é um dos mitos de saúde mais comuns que ouço”, explicou Jennifer Caudle, médica no Rowan University School of Osteopathic Medicine, em Nova Iorque, nos Estados Unidos.
Existem sinais de alerta para perceber quando está a ingerir muita água.
Tem dores de cabeça ao longo de todo o dia
Beber muita água pode levar a uma concentração de sal no sangue mais reduzida, o que pode fazer com que alguns órgãos inchem. É o caso do cérebro, que leva às tais dores de cabeça.
Pode perder a vontade de urinar
Encher demasiado a bexiga pode ter esta consequência. “As pessoas ficam de certa forma destreinadas quando retêm demasiado líquido”, explicou Austin DeRosa, urologista do UCHealth Cancer Center, no Colorado, nos Estados Unidos.
A urina fica a parecer água
É normal que deixe o tom mais amarelo para ficar transparente, tipo água. Jennifer Caudle explica que a quantidade de água que deve ingerir depende do peso, idade e ainda da altura.
Vai à casa de banho muitas mais vezes, até durante a noite
“Em média uma pessoa deve urinar entre seis a 10 vezes por dia. Se for mais do que isso é porque está a beber mais água do que o corpo precisa realmente”, explica Austin DeRosa.
Pode sentir-se mal disposto
Entre algumas das consequências mais comuns estão náuseas, vómitos e, em alguns casos, diarreia.
Vai sentir-se cansado mais vezes
Os rins têm de trabalhar mais quando bebe água em grandes quantidades. Uma das reações que pode ter é sentir-se cansado devido a este trabalho extra.
Leia Também:
© Shutterstock
Notícias ao Minuto 18/08/22
Acredite: o 'trono' não é o local ideal para descontrair enquanto faz 'scroll' pelas redes sociais.
Sim, leu bem. Uma especialista revela que quanto mais tempo uma pessoa passa na sanita, maior é a probabilidade de ter doença hemorroidária.
"Quando se senta na sanita, seu ânus fica posicionado num nível diferente em relação ao resto da metade inferior do seu corpo. Isso cria maior pressão nas veias da parte de baixo do reto, o que pode, eventualmente, levar ao surgimento de hemorroidas e resultar em sangramentos", explica a médica Stephanie Taylor, em entrevista ao The Sun. Os sintomas mais comuns são as perdas de sangue e a protusão durante a evacuação, o prurido na região anal e a dor.
Embora as hemorroidas também estejam relacionadas com o excesso de força durante a evacuação, vários especialistas entendem que ficar no telemóvel enquanto se está na sanita tem contribuído para o aumento dos casos e da gravidade da condição. De acordo com um estudo, citado pelo jornal The Sun, o momento da evacuação não deve demorar mais do que cinco minutos.
No entanto, importa perceber que todos temos hemorroidas. Tratam-se de "vasos sanguíneos localizados na parte distal do reto ou do ânus, que tem uma função na continência anal", pode ler-se no portal das clínicas e hospitais Lusíadas.
A Organização Mundial da Saúde estima que 50% da população mundial apresentará sintomas relacionados com esta patologia em alguma etapa da vida.
Sem comentários:
Enviar um comentário