terça-feira, 30 de agosto de 2022

“SEM O PAIGC NAS PRÓXIMAS ELEIÇÕES, NÃO HAVERÁ PAZ NO PAÍS”, BOTCHÉ CANDÉ

By Rádio Jovem  Agosto 30, 2022

O Presidente do Partido dos Trabalhadores d Guiné (PTG), Botché Candé, afirmou hoje em Bissau que sem a participação do PAIGC nas próximas eleições marcadas para o mês de dezembro, não haverá a paz no país.

@Rádio Jovem Bissau | LÍDER DO PTG, FAZ BALANÇO DA SUA VIAGEM AO PORTUGAL

O líder do PTG falava aos jornalistas perante militantes na sede nacional do partido à margem da sua chegada de Portugal, onde esteve em contato com aliados do partido. Candé demarcou-se de um suposto envolvimento seu no impedimento da realização do Xº Congresso dos libertadores como Ministro do Interior, justificando que “acatou” simplesmente as ordens judiciais em colocar policiais no local onde devia decorrer a reunião magna do PAIGC.

Botché Candé diz ter dúvidas se na verdade o líder do PAIGC, Domingos Simões Pereira, seja um engenheiro, por desconhecer que o Ministro de Interior não tem poder de impedir a realização do congresso do seu partido.

“Se o PAIGC não participar nas próximas eleições legislativas, não haverá a Paz no país. Que Deus nos ajude para que o PAIGC realize o seu congresso, para podermos encontrar no “terreno” e sermos julgados pelo povo, assim saberemos quem será vencedor”, apelou Candé.

“Tenho dúvidas se os militantes do PAIGC são letrados. Com juízes, doutores e engenheiros e não percebem que o Ministro do Interior não podia atuar sem juízes, por isso tenho dúvidas se o meu mais novo seja um engenheiro”.

Segundo Botché Candé, pela capacidade de Domingos Simões Pereira, não podia permitir a referida acusação contra sua pessoa. Motivo pelo qual solicitou à juventude do seu partido para darem aulas aos militantes do partido dos libertadores, porque segundo ele, não estão preparados.

Fazendo balanço da sua viagem a Portugal, na qual esteve durante 10 dias, Candé disse que foi garantido pelos emigrantes guineenses que os próximos deputados da diáspora serão do seu partido, onde agradeceu pela receção.

Sem comentários:

Enviar um comentário