domingo, 8 de maio de 2022

UCRÂNIA: Zelensky assinala fim da II Guerra mostrando "escuridão" da atual Ucrânia... Vídeo é partilhado no dia em que se assinala o Dia da Vitória na Europa.

© Reprodução Instagram

Notícias ao Minuto  08/05/22 

Embora a Rússia celebre o Dia da Vitória a 9 de maio, um dia antes celebra-se aquele que será o dia da vitória da Europa.

O presidente da Ucrânia escreve, por isso, hoje, um longo texto onde lembra o dia em que "o mundo civilizado" honra aqueles que "defenderam o planeta do nazismo durante a Segunda Guerra Mundial" mas assemelha a situação àquilo que se vive hoje na Ucrânia.

"Sabíamos o preço que os nossos antepassados pagaram por esta sabedoria. Sabíamos como é importante preservá-la e transmiti-la às próximas gerações. Mas não tínhamos ideia de que a nossa geração iria testemunhar a profanação das palavras, que, como se veio a verificar, não são a verdade para todos", escreve numa publicação na sua página de Instagram.

"Décadas após o fim da II Guerra Mundial, a escuridão chegou à Ucrânia", refere Volodymyr Zelensky referindo que a 24 de fevereiro, data do início da invasão russa, a "palavra 'nunca' foi apagada" e voltaram a ouvir-se bombas.

O discurso de Zelensky é ilustrado com um vídeo a preto e branco, que simboliza que "a Primavera também pode ser a branco e preto", referindo-se ao facto de o país ter perdido as suas cores, nos 74 dias de guerra.

"Hoje, no Dia da Memória e Reconciliação, prestamos homenagem a todos aqueles que defenderam a sua pátria e o mundo do nazismo. Registamos a façanha do povo ucraniano e a sua contribuição para a vitória da coligação anti-Hitler", remata o líder ucraniano.

O fim da II Guerra Mundial é celebrado em dois dias. Os Aliados haviam acordado que o dia 9 de maio de 1945 seria o da celebração, contudo o Ocidente lançou a notícia da rendição alemã mais cedo do que era previsto, precipitando as celebrações. Apesar disso, a União Soviética manteve as celebrações para a data combinada, sendo por isso que o fim da Segunda Guerra Mundial, conhecida como a Grande Guerra Patriótica na Rússia e outras zonas da antiga URSS, é celebrado no dia 9 de maio.


Leia Também: 

As comemorações do Dia da Vitória, que a Rússia assinala a 9 de maio, poderão marcar o início da mobilização total de russos para irem combater na Ucrânia, disse à Lusa a cientista política ucraniana Nataliia Kasianenko. 

"Poderá ser o anúncio da mobilização obrigatória para a guerra na Ucrânia", afirmou a especialista, professora do departamento de Ciência Política na Universidade Estadual da Califórnia em Fresno.

A ocasião, afirmou, poderá também servir para o "Kremlin mudar a sua narrativa, afastando-se da descrição atual de operação militar especial e falando abertamente de guerra". 

O Dia da Vitória marca o triunfo dos soviéticos sobre a Alemanha nazi, em 1945, e no contexto da atual invasão da Ucrânia é esperado um "grande anúncio" por parte do presidente Vladimir Putin...Ler Mais 


No total, estavam 90 pessoas refugiadas no local.

As tropas russas bombardearam, este sábado, uma escola que servia de abrigo para cerca de 90 pessoas na vila de Bilohorivka, localizada a cerca de 11 quilómetros da linha da frente.

Segundo avançou o chefe da administração militar da região separatista do Lugansk, Serhiy Hayday, há pelo menos dois mortos e dezenas de pessoas desaparecidas nos escombros do edifício.

Cerca de 90 pessoas estariam refugiadas no local, tendo 30 delas sido já resgatadas. Pelo menos 60 pessoas estão desaparecidas nos escombros da escola, sendo que as autoridades ucranianas acreditam que a maioria não deverá ter resistido...Ler Mais


Sem comentários:

Enviar um comentário