© Shutterstock
Notícias ao Minuto 09/05/22
Com estes resultados, é "provável que muitos tenham dificuldades em suportar um aumento geral nos preços", revela um estudo da Intrum.
Os preços estão mais caros e, como consequência, quatro em cada dez portugueses (40%) ficam com menos de 10% do seu rendimento depois de pagarem as suas despesas, de acordo com um estudo da Intrum, divulgado esta segunda-feira.
"Neste contexto de crescimento da inflação, o ECPR [European Consumer Payment Report] revela que 40% dos portugueses afirmam que após o pagamento das contas lhes sobra menos de 10% do seu rendimento, sendo provável que muitos tenham dificuldades em suportar um aumento geral nos preços. A média europeia situa-se nos 23%", pode ler-se num comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso.
A mesma análise mostra que um em cada sete (16%) dos inquiridos afirma que não tem controlo sobre o seu endividamento. Em Portugal, 10% afirma não saber quanto deve.
Analisando por grupos etários, as gerações mais jovens são as que revelam menos interesse em saber o valor total das suas obrigações financeiras. Dos inquiridos portugueses, a geração Z (18-21 anos) destaca-se com 23%, praticamente o dobro do grupo etário dos 22 aos 37 anos, com 12%.
Também de acordo com o estudo, os homens afirmam ter menos interesse no conhecimento das suas obrigações financeiras (13%) do que as mulheres (7%).
O European Consumer Payment Report é um relatório anual baseado num inquérito externo realizado simultaneamente em 24 países na Europa, totalizando mais de 24 mil participantes.
Sem comentários:
Enviar um comentário