domingo, 9 de janeiro de 2022

BRASIL - Bolsonaro prepara remodelação para março. Doze ministros podem sair

© Getty Images

Notícias ao Minuto  09/01/22 

O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, disse no sábado que está a preparar para março uma remodelação ministerial, que poderá afetar 12 ministros, que deixariam o Governo para concorrer a diversos cargos nas eleições de outubro próximo.

"Fá-la-ei até ao final de março. Doze [ministros] devem sair. Quero que saiam um dia antes do limite máximo. Já começámos a pensar em nomes, alguns estão mais do que assegurados", disse o Presidente, em declarações a jornalistas em Brasília.

Jair Bolsonaro não quis entrar em pormenores, mas citou o caso de dois ministros que seguramente deixarão o executivo: Tarcísio Gomes de Freitas, das Infraestruturas, e Onyx Lorenzoni, do Trabalho.

O primeiro deverá concorrer a governador do Estado de São Paulo (sudeste), o mais populoso e rico do país, e o segundo para o mesmo cargo do Estado do Rio Grande do Sul (sul).

O chefe de Estado, que deverá tentar ser reeleito nas eleições deste ano, disse que existe a possibilidade de mais deputados assumirem cargos ministeriais vagos.

A mudança de ministros num ano eleitoral é comum no Brasil, uma vez que, de acordo com a legislação, têm de deixar funções com alguns meses de antecedência se quiserem concorrer a um determinado cargo eletivo.

Em outubro, os brasileiros são chamados às urnas para eleger um novo Presidente, novos governadores e para renovar as câmaras legislativas.

Jair Bolsonaro, líder da extrema-direita brasileira, deu a entender que se voltará a candidatar à presidência, ainda que atualmente as sondagens não lhe sejam favoráveis.

Por agora o favorito nas eleições é o seu maior adversário político, o ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (2003-2010), a quem as sondagens dão mais de 40% dos votos, em comparação com os 20-25% de Jair Bolsonaro.


Leia Também: Pelo menos sete pessoas morreram e três estão desaparecidas na sequência da queda de uma parede rochosa de um desfiladeiro sobre barcos de turismo num lago do estado de Minas Gerais, Brasil, informaram as autoridades em novo balanço.

Sem comentários:

Enviar um comentário