domingo, 30 de janeiro de 2022

𝑫𝒊𝒂 𝑵𝒂𝒄𝒊𝒐𝒏𝒂𝒍 𝒅𝒂𝒔 𝑴𝒖𝒍𝒉𝒆𝒓𝒆𝒔 – 30 𝒅𝒆 𝒋𝒂𝒏𝒆𝒊𝒓𝒐

𝑫𝒊𝒂 𝑵𝒂𝒄𝒊𝒐𝒏𝒂𝒍 𝒅𝒂𝒔 𝑴𝒖𝒍𝒉𝒆𝒓𝒆𝒔 – 30 𝒅𝒆 𝒋𝒂𝒏𝒆𝒊𝒓𝒐

𝗨𝗺 𝘁𝗿𝗶𝗯𝘂𝘁𝗼 à𝘀 𝗺𝘂𝗹𝗵𝗲𝗿𝗲𝘀 𝗴𝘂𝗶𝗻𝗲𝗲𝗻𝘀𝗲𝘀

Comemora-se hoje o dia nacional das mulheres da Guiné-Bissau. Foi nesta data que a nossa eterna heroína Titina Silá foi morta em 1973, vítima de uma emboscada, levada a cabo por militares ao serviço do colonialismo português, no rio Farim, quando se dirigia à Guiné-Conacri para assistir ao funeral do saudoso Amílcar Cabral.

Mais do que recordar a bravura de uma mulher exemplar, a celebração desta data edifica uma oportunidade para homenagear e enfatizar o papel crucial desempenhado pelas mulheres no processo da luta pela libertação da Guiné-Bissau, que tinha como uma das suas premissas a existência de uma sociedade livre, equitativa, justa e solidária.

Apesar dos esforços empreendidos, persistem ainda algumas dificuldades de ordem política, social e económica, bem como práticas culturais que afetam de forma particular as mulheres e por consequência expõem as suas capacidades em participar de forma plena em todos os processos de desenvolvimento e tomada de decisão no âmbito nacional e internacional. Trata-se de desigualdade de condições e oportunidades que representam uma injustiça social, económica e cultural, pondo em causa a igualdade de género, hoje assente nos valores democráticos. 

É minha profunda convicção que a paz perdurável, a consolidação da democracia e do Estado de direito, dependem em grande medida em conseguir respeitar a igualdade de género, trazendo mais mulheres para a esfera de decisão, garantir o cumprimento da lei de paridade, na Guiné em particular, fazer respeitar os 30% de quota das mulheres em todas as esferas da decisão dentro da política do MADEM-G15.

 Em jeito de homenagem, não poderia deixar de mencionar a falecida Sr.ª Isabel Mendes Correia Buscardini, uma mãe, amiga, companheira desta revolução histórica combatente da liberdade da pátria.

Enquanto Coordenador Nacional do MADEM G-15, aproveito esta oportunidade para congratular todas as mulheres guineenses e manifestar desde já a vontade e disponibilidade patente do partido em acolher todas as forças vivas da Nação, para que juntos transformemos uma Guiné-Bissau como um país de oportunidades iguais entre os homens e as mulheres.  

Por fim, uma palavra de apreço, apoio e solidariedade à MUADEM enquanto estrutura representativa das mulheres do nosso grande partido.

Juntos contruímos o país que sonhamos!

Fonte: Mustafa Cassamá

Sem comentários:

Enviar um comentário