terça-feira, 12 de janeiro de 2021

DEPUTADO DO PAIGC ACUSA SEUS COLEGAS DE TRANSFORMAR O PARLAMENTO NO “MERCADO DE NEGÓCIO”

12/01/2021 / Jornal Odemocrata 

O deputado da bancada parlamentar do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), Ussumane Camará, afirmou, esta segunda-feira, 11 de janeiro de 2021, que os deputados da nação continuam a vender-se e transformam o parlamento em maior mercado popular da República da Guiné-Bissau.

Ussumane Camará falava na sessão parlamentar, no período antes ordem do dia, no qual disse que os populares do círculo 7 concretamente em Mansaba continuam a ter dificuldades em termos de saúde, água potável e corrente elétrica. Adiantando que é difícil conseguir água potável e corrente elétrica no interior do país, enquanto os deputados continuarem a ser colonizados pelo governo.

“Governo é a emanação de Assembleia Nacional Popular, ao invés de os deputados colonizar o governo no sentido de fiscalizar a ação governativa, o próprio executivo que monitoriza os deputados como bem entender. Isto é grave. Mas o mais caricato ainda é ver deputados na Assembleia Nacional Popular a discutir sobre figura de uma formação política, deixando ideias de lado, isso não é conceito de desenvolvimento”, lamentou.

O deputado da bancada parlamentar do Partido da Renovação Social (PRS), Nicolau dos Santos, assegurou que o acontecimento de Nhoma deve ser tido de forma sério, e que não deve ser politizado, porque houve perdas humanas. 

Nicolau dos Santos informou ainda que há poucos dias em Bissasma houve confronto entre as forças de ordem e a população que resultou na perda de um indivíduo, sublinhando a necessidade de os deputados chamarem o governo para assumir a sua responsabilidade.

Por seu lado, o deputado da bancada parlamentar do Partido da Nova Democracia (PND), Iaia Djaló,  criticou que as viaturas dos deputados da nação sejam objeto de controlo diário à entrada do parlamenta.

Por: Aguinaldo Ampa

Sem comentários:

Enviar um comentário