sábado, 17 de julho de 2021

CONVIDADO: Antigo secretário executivo diz que “CPLP está muito longe dos cidadãos”

Murade Murargy, antigo secretário executivo da CPLP. Luanda, 16 de Julho de 2021. © Carina Branco/RFI

Por: Carina Branco  RFI

O antigo secretário executivo da CPLP, Murade Murargy, alerta que “a CPLP está muito longe dos cidadãos”, mas vê algumas “esperanças” na presidência rotativa angolana da organização. O também conselheiro do Governo da Guiné Equatorial para os Assuntos dos Países da Língua Portuguesa explica que Malabo não se vai candidatar à presidência da CPLP “desta vez” e adianta que a revisão do código penal com a abolição da pena de morte já foi depositada no Parlamento.

Murade Murargy já foi secretário executivo da CPLP e assume actualmente a função de conselheiro do Governo da Guiné Equatorial para os Assuntos dos Países da Língua Portuguesa, exercendo o cargo a partir da capital do país, Malabo.

O moçambicano, com 45 anos de carreira diplomática, participa nesta Cimeira de Luanda da CPLP, que termina este sábado com a XIII Conferência dos chefes de Estado e de governo e que conta com o Presidente equato-guineense Teodoro Obiang.

Murade Murargy considera que “a CPLP está muito longe dos cidadãos” e que apenas “serve de instrumento de política externa”, mas vê algumas “esperanças” na presidência rotativa angolana da organização. O diplomata explica porque é que Malabo não se vai candidatar à presidência da CPLP “desta vez” e adianta que a revisão do código penal com a abolição da pena de morte já foi depositada no Parlamento, considerando que há uma certa “psicose” de certos Estados-membros relativamente a esta questão e até alguma ingerência.

Murade Murargy é o nosso CONVIDADO deste sábado. Oiça aqui.👇

Sem comentários:

Enviar um comentário