segunda-feira, 8 de março de 2021

NAVIO SETÚBAL EM BISSAU PARA COOPERAR COM FA GUINEENSES

Por radiobantaba

O navio português de patrulha oceânico “Setúbal” atracou esta segunda-feira, 8 de março, no porto da capital guineense, Bissau, numa ação denominada Mar Aberto.

Em declarações à agência Lusa, o comandante do navio, capitão-de-fragata Dias Marques, explicou que Portugal tem realizado iniciativa de género desde 2008 e que se pretende com os seus meios navais efetuar cooperação com as marinhas dos países membros da CPLP e outras de países amigos na região, que passará pela ajuda e cooperação relativamente à segurança marítima na região do Golfo da Guiné.

Segundo Dias Marques, o navio de patrulha oceânica “Setúbal” vai permanecer nos “próximos dias na capital, para colaborar com as Forças Armadas do país.

De acordo com o responsável, existem cerca de 95 por cento dos casos de insegurança marítima na zona do globo, no Golfo da Guiné, entre as quais, a pirataria, o trafico de droga e narcotráfico.

Durante a sua estada em Bissau, vai ser realizada, na quarta-feira, no Centro Cultural Português, uma conferência sobre tema a segurança marítima no Golfo da Guiné, bem como uma visita programada a bordo do aparelho já na quinta-feira.

O Capitão advogou ainda que, o aparelho é uma unidade “não combatente” que tem como objetivo exercer funções de autoridade do Estado e a realizar tarefas de interesse de caráter público nas áreas de jurisdição ou responsabilidade nacional.

O Navio “Setúbal” que possui uma guarnição de 58 militares, conta ainda com uma equipa de abordagem e outra de mergulhadores.

Depois da Guiné-Bissau, o navio segue a viagem para Cabo Verde, Costa do Marfim, São Tomé e Príncipe, Angola, Nigéria, Gana e estando prevista o regresso à Lisboa em 30 de maio.

VJ

Sem comentários:

Enviar um comentário