segunda-feira, 8 de março de 2021

Guiné-Bissau: Mensagem da Ministra da Mulher, Família e Solidariedade Social, Maria Conceição Évora, Para ocasião do dia Internacional da Mulher, 8 de Março

“8 de Março de 2021”
Mensagem da Ministra da Mulher, Família e Solidariedade Social, Maria da Conceição Évora, alusiva ao dia Internacional da Mulher celebrado este ano sob o lema: 
Mulheres na liderança: Alcançando um futuro com igualdade num mundo de Covid-19". 
O Dia Internacional da Mulher é comemorado anualmente a 8 de março proclamado pela organização das nações unidas em
1977.
A efeméride visa reconhecer e realçar a importância e o contributo da mulher na sociedade.
para assinalar a data, o Ministério da tutela promove hoje 8 de Março, um debate televisivo na TGB às 19h00 e em cadeia com quatro rádios de Bissau nomeadamente, RDN, radio Jovem, rádio África e radio Capital.
Mindjeris di guiné tené balur
mmfssmulher@gmail.com
MMFSS
08-03-2021

Leia Também:

 “As mulheres trazem experiências, perspetiva e contribuições insubstituíveis”

Por capgb.com

Ministra da Mulher, Família e Solidariedade Social, disse esta segunda-feira 08/03/2021 que as mulheres têm ainda um longo caminho a percorrer para assegurar a plena igualdade entre homens e mulheres.

Na sua mensagem dedicada a mulheres do mundo, e em especial da Guiné-Bissau, Maria da Conceição Évora, proferiu que a melhor forma de honrar a memória das Mulheres que ao longo da história têm sido vítimas de preconceito e impedidas de realizar seus sonhos, é unir para que nenhuma mulher seja negada a oportunidade de concretizar o seu potencial, como na Guiné-Bissau, onde as mulheres são muito mais que donas de casa ou mães.

“ As mães guineenses garantem o sustento familiar, educação e formação dos filhos através das lutas nos becos, lumos, pesca e ao lado dos homens continuando a enfrentar níveis intoleráveis de violência e impedimentos” recitou

Perante esta congratulação alusiva a dia Internacional das mulheres, apresentou o tema anunciado pela ONU Mulheres relativo a este dia, que é “ Mulheres na liderança alcançando um futuro igual em um mundo de covid-19”. E o tema que celebra enorme esforços de mulheres e meninas em todo mundo na construção de um futuro mais igualitário e na recuperação da pandemia de Covid-19.

Garante que, hoje há mais aceitação do que nunca de que as mulheres trazem experiências, perspetivas e habilidades diferentes, e fazem contribuições insubstituíveis para decisões, políticas e leis que funcionam melhor para todos.

E refuta qualquer análise que leve as mulheres a concluir que o não acesso a órgãos de decisão tenha a sua origem no desinteresse ou falta de estímulo das mulheres em alcançar altos cargos na administração central guineense.

Também reafirma seu compromisso, de tudo fazer para mitigar as inúmeras barreiras enfrentadas pelas mulheres guineense e construir um futuro mais justo e igual para elas.

Por fim, afirma que a mulher é um dos elementos importante no combate a covid-19, portanto lança um vibrante apelo a todas as mulheres da Guiné-Bissau para que cada um encare esta luta como individual e que se torne a tarefa mais importante do momento.

E aproveita informar sobre lançamento e criação de alguns instrumentos estratégicos para mulher guineense como, a criação de Conselho Nacional da Mulher e Família, Criação de comissão de trabalho para Prêmio TITINA SILÁ que será atribuído as mulheres com grande destaque, Lançamento da revista MULHER e da plataforma digital 50 milhões de MULHERES Africanas têm palavras, que é uma iniciativa de CEDEAO com apoio de BAD.

Sem comentários:

Enviar um comentário