terça-feira, 11 de agosto de 2020

GUINÉ-BISSAU: EX-PM ARISTIDES GOMES “GRAVEMENTE DOENTE“

O porta-voz do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), João Bernardo Vieira, revelou que o ex-primeiro-ministro, Aristides Gomes, que se encontra refugiado nas instalações do Gabinete Integrados das Nações Unidas para a Consolidação da Paz na Guiné-Bissau (UNIOGBIS), está “gravemente doente” e que precisa de evacuação para tratamento médico. 

O político fez esta revelação numa entrevista exclusiva ao jornal O Democrata, para falar da situação do partido e das especulações sobre a sua pretensão à liderança do PAIGC e esclarecer a sua ausência, nos últimos tempos, em eventos e comunicações oficiais do partido. 

A entrevista será publicada na edição impressa desta semana.  

Questionado sobre o estado de saúde de Aristides Gomes, João Bernardo Vieira respondeu que o ex-PM não está em condições humanas e que o PAIGC estaria a diligenciar para tirá-lo daquela situação.  

“Penso que é importante criar as condições para que o ex-primeiro-ministro retome o conforto da sua casa com a tranquilidade e segurança necessárias”, assegurou o político para de seguida afirmar que a democracia guineense fica mais fraca quando se tenta demonizar permanentemente os adversários políticos. 



“Ouvi dizer que Aristides Gomes é um demónio, isso não é verdade. Eu sou contra a demonização absoluta porque não ajuda a construir um clima de convivência política são. Penso que o adversário político deve ser respeitado e não humilhado. A humilhação conduz a revolta e sentimentos de vingança e com vingança nenhum país pode erguer-se”, enfatizou.  

Por: Assana Sambú
Foto: A.S
Jornal Odemocrata

10 comentários:

  1. Manobras pa Fuji di justiça, antam ONU nunde ku i sukundi nel ka tene médicos ou hospitais ka tem na Guiné-Bissau ? Anós li na Simão Mendes ku cino-guiné ku no ta cura pa i bai tambe lá à dembleeees!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Cissoko foi a frança a pouco tempo e ninguém abriu focinho.
      Eu sei porquê tanto Ódio para com a sua pessoa.ja foi queimado e ponto final.

      Eliminar
  2. Mais de que uma manobra,quer dizer Esse tempo todo não tinha problemas de saúde,agora sentiram que ele vai ser ouvido pe justiça começaram com as manobras macabras como sempre fazem. Se o Arestides sair do país significa que tudo o que foi feito até a data presente vai para água abaixo,porque ele vai ser mais um fugitivo e é isso que querem orguestrar para a fuga dele.

    ResponderEliminar
  3. One of the beast wanna flee.
    Don't let him go anywhere there is hospital in the country where he can go and be treated

    ResponderEliminar
  4. Porquê que ele tem que ser evacuado? Lá há hospital.Ele não confia os médicos lá?

    ResponderEliminar
  5. This is nonesense want to run with The People money lol

    ResponderEliminar
  6. Constroem bom hospital no seu país enquanto governantes. Agora querem Ser evacuados para o esterior. Os brancos construiram o deles para não terem que ir a outro país se tratar.

    ResponderEliminar
  7. Cá se faz cá se paga... aquilo lavrou q colher, kkkkkkkkk e o produto da sua lavoura kkkkkkkk, mandjó ka parsi sim i abo son...

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.