quarta-feira, 7 de outubro de 2020

PRESIDENTE DA REPÚBLICA DA GUINÉ-BISSAU FALOU SOBRE A DETENÇÃO DE ATIVISTAS


6 comentários:

  1. Apenas uma observação pontual acerca desta visita. Com efeito, este gesto é totalmente antidemocrático. Não sei efetivamente porque é que os atuais governantes portugueses estão agir desta forma. Em Portugal fazem-se de uns "VERDADEIROS DEMOCRATAS" e, na Guiné-Bissau, viram-se "PSEUDO-DEMOCRATAS" de facto (sobre este conceito, cif., Alain Rouquié, 2010, La démocratie en Amérique latine).

    Então, esses atuais governantes portugueses e sobretudo seu Ministro dos Negócios Estrangeiros, não sabem de que, após finalmente a Decisão do Acórdão Nº 6/2020 do STJ bissau-guineense tornado público no dia 07.09.2020, sem a publicação dos resultados definitivos pela CNE, o Sissoco, do ponto de vista dos Princípios de um Estado de Direito Democrático e das Leis da República da Guiné-Bissau, ainda não passa de alguém, com apenas o estatuto de UM CIDADÃO VOTADO COM A MAIORIA ABSOLUTA na 2ª volta das presidenciais de 29.12.2020? E consequentemente, o governo e entidades afins por ele nomeados até aqui e tudo mais são todos os atos absolutamente ilegais.

    Isso para dizer que, este alguém, o Sissoco, ainda não é nem um PRESIDENTE ELEITO e muito menos o PRESIDENTE DA REPÚBLICA DA Guiné-Bissau. E os atos políticos por ele executados até aqui, do ponto de vista legal, não existem. Não pode por isso ser honrado com uma visita oficial por nenhum Estado-Nacional com governantes alinhados com o Estado de Direito Democrático, e, com o sentido e espírito de Boa Governação.

    Ou seja, o estatuto do Presidente da República da Guiné-Bissau e competências associadas, serão-lhe atribuídos só, sucessivamente, após: (1) a publicação dos resultados definitivos pela CNE, (2) a publicação dos mesmos no Boletim Oficial, (3) a convocação de uma Sessão especial da ANP para um empossamento legal e, (4) o empossamento legal deste cidadão Sissoco. Até lá, mantem-se como um Presidente auto-proclamado, Golpista e Usurpador do Poder e/ou de ponto de vista legal, como um CIDADÃO VOTADO COM A MAIORIA ABSOLUTA na 2ª volta das presidenciais de 29.12.2020.

    Todo o resto, o contrário disto, é estar a agir contra a DEMOCRACIA e regras de BOA GOVERNAÇÃO. E porque tudo isso, vindo desta atual equipe dos governantes portugueses? Uma interrogação a atual Presidente da República deste país do povo amigo do povo bissau-guineense, o SR. Marcelo Rebelo de Sousa, um constitucionalista. Incrível!

    Obrigado.
    Pela honestidade intelectual, infalível...
    Por uma Guiné-Bissau de Homem Novo (Mulheres e Homens), íntegro, idôneo e, pensador com a sua própria cabeça. Incorruptível!
    Que reine o bom senso.
    Amizade.
    A. Keita

    ResponderEliminar
  2. São democratas é por isso que convidaram o presidente de todos os guineenses eleito pelo povo guineense. E sabem que quem governa é quem tiver o maior número de deputados no Parlamento. É assim a democracia...

    ResponderEliminar
  3. A.Keita, depois de organizar atos de vandalismo e desrespeito ao povo guineense em Genebra que não vos levou a lado nenhum agora volta para intoxicar neste espaço com suas opiniões PGCISTA.
    Os actuais governantes portuguesa como bem o disse são pessoas muito bem formadas e informadas por isso não vão alimentar o égo do vosso falhado líder que só quer ver a Guiné-Bissau no caos, a Guiné-Bissau arrancou e de vez não será os vossos atos inconsciente que vai travar a dinâmica .

    Viva Guiné-Bissau!
    Viva os guineenses com pensamentos positivos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Qualquer bem avisado na matéria, honesto, alinhado com os princípios do Estado de Direito Democrático, com o sentido e espírito de Boa Governação rubricará positivamente a nota por mim antes postada. Por constatar tudo estar aí fundado nas Leis bissau-guineensas, que não fogem da regra, do conhecido e seguido irrestritamente algures.

      Obrigado.
      Que reine o bom senso.
      Amizade.
      A. Keita

      Eliminar
    2. Qualquer bem avisado sabe que o que vocês do PAIGC querem é ver a Guiné-Bissau mergulhado no caos, por isso mesmo que os governantes de Portugal e do mundo apoia e vai continuar a apoiar o país, o governo e a presidência da república ignorando completamente os vossos choramingando.
      As leis da Guiné-Bissau está longe das vossas interpretações maléficas, é não se esqueça de que as nossas leis são copiadas a partir das leis de Portugal e o presidente de Portugal não é um míope.

      Eliminar
  4. Quando os empossamentos se fazem por "n'possan-n'possau", quando 4 Decisões do nosso STJ e dois pronunciamentos públicos são pura e simplesmente ignorados, quando um Deputado, Líder de Bancada é sequestrado e espacado, quando mais cidadãos de não importa de que cor partidária são sequestrados e espancados. et., etc..., a questão da honestidade en matéria do alinhamento com os princípios do Estado de Direito Democrático, com o sentido e espírito de Boa Governação, deixa de ser da cor partidária. Se torna uma questão do dever cidadão da luta pelo respeito irrestrito e aplicação escrupulosa do princípio do império das Leis num Regime do Estado de Direito Democrático. Quem não entendeu isso ainda, então, ainda não entendeu nada.

    Obrigado.
    Que reine o bom senso.
    Amizade.
    A. Keita

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.