sexta-feira, 18 de setembro de 2020

A Comunidade Económica dos Estado da Africa Ocidental (CEDEAO) está disponível em apoiar os projectos da Educação na Guiné Bissau.

A disponibilidade foi transmitida hoje, 18 de Setembro 2020, pela Vice-Presidente da Comissão da CEDEAO, Senhora Finda Koroma durante uma reunião de trabalho com o Ministro da Educação Nacional e Ensino Superior, Dr.Ariceni Abdulai Jibrilo Baldé.

Durante o encontro Finda Koroma considera a Educação como um sector de extrema importância para o Desenvolvimento de qualquer país e que precisa de muitos financiamentos mas infelizmente não consegue das vezes que mais precisa.

A responsável da Comissão da CEDEAO disse que está no país para identificar as Iniciativas e projectos que possam garantir a estabilização e desenvolvimento economico e a possibilidade de assistência técnica no âmbito do Projecto de estabilização e desenvolvimento dos países da CEDEAO.

Neste sentido Finda Koroma, assegurou que a Guiné-Bissau é uma prioridade para a CEDEAO e que a organização sub-regional esta disponível em apoiar os projectos sobretudo os da Educação na Guiné Bissau.

 Após ouvir atentamente a delegação Sub-regional, o Ministro da Educação Nacional e Ensino Superior, Dr. Ariceni Abdulai Jibrilo Baldé, falou dos esforços da sua direcção na mobilização de recursos para tirar a educação no estado em que se encontra, o que tem sido difícil divido a vários fatores, nomeadamente a Guerra Civil de 07 de Junho, a instabilidade crónica, e sobretudo a distração dos governantes o que tem contribuído para descreditar o Estado da Guiné-Bissau. Um paradigma que o titular da pasta de Educação disse acreditar que o actual governo esta atentar inverter com acções concretas e projectos a favor do povo e da pátria.

Jibrilo Baldé informou a delegação Sub-regional sobre o Plano de Contingência do Ministério da Educação Nacional e Ensino Superior adoptado pelo Conselho de Ministros e promulgado pelo Presidente da República que precisa de financiamento para pôr  pelo menos o sector educativo em pé, também apresentou alguns itens do Plano Trienal da Direcção-geral de Alfabetização que aponta caminhos para reduzir o analfabetismo na Guiné-Bissau.

Uma outra preocupação do Ministro tem a ver com a formação técnico-rofissional e profissionalizante que precisa de apoios urgentes para que os jovens possam ser preparados para o mercado de emprego e reduzir, longas horas de discussão nas bancadas, consumo de álcool e drogas.

Por fim o Ministro deu a conhecer a delegação da CEDEAO que é um quadro reformado da educação disponível em dar o resto da energia que ainda dispõe para organizar e desenvolver a Educação na Guiné-Bissau. A

Delegação da Comunidade Económica dos Estados da Africa Ocidental satisfeita com o empenho e projectos de desenvolvimento da Educação espelhado pelo Ministro, disponibilizou-se de imediato a apoiar na realização de uma mesa redonda para procura de financiamentos para o Sector Educativo Nacional, também manifestou a vontade de voltar a reunir-se com Jibrilo Baldé e a sua equipa antes de deixar o país.

Bissau 18 de Setembro 2020

Assessor de Imprensa e Porta-voz

 Amadu Uri Djaló

Sem comentários:

Enviar um comentário