domingo, 16 de agosto de 2020

Red alert’: Cientistas prevêem «colapso irreversível» da civilização em 40 anos


Por Simone Silva 20:30, 15 Ago 2020  executivedigest.sapo.pt

No seu mais recente trabalho, os cientistas Mauro Bologna e Gerardo Aquino concluíram que o mais provável é que a civilização sofra «um colapso irreversível» em apenas 40 anos.

De acordo com o artigo publicado recentemente na ‘Scientific Reports’, e citado pela imprensa internacional, esta investigação teve por base modelos matemáticos que sugeriram que a destruição de florestas no planeta pode constituir uma das causas para a o colapso civilizacional.

«Os nossos cálculos mostram que, mantendo a actual taxa de crescimento populacional e consumo de recursos, em particular, florestais, restam apenas algumas décadas até que se registe um colapso irreversível da nossa civilização», escreveram os autores do estudo.

Deixando de lado pandemias, crises económicas e os efeitos do aquecimento global, os cientistas consideraram a destruição contínua das florestas do planeta como a principal causa de um grande colapso da população mundial.

As suas estimativas apontam para que, antes do advento da civilização, a Terra estava coberta por 60 milhões de quilómetros quadrados de florestas, enquanto que actualmente esse número é inferior a 40 quilómetros quadrados. A desflorestação ocorrida entre 2000 e 2012 mostra que, a cada ano, são destruídos 200 mil quilómetros quadrados de floresta, segundo o estudo.

A investigação conclui ainda que mantendo essa taxa de desflorestação, as massas de floresta devem desaparecer num período de entre 100 a 200 anos, números que não deixam espaço para equacionar um cenário favorável para o planeta.

Um colapso catastrófico da população humana devido ao consumo de recursos, é o cenário mais provável, a partir da evolução dinâmica dos parâmetros actuais», concluíram os cientistas acrescentando: «A probabilidade da nossa civilização sobreviver é menor do que 10% , no cenário mais optimista».

Sem comentários:

Enviar um comentário